O Morar Carioca do Aço, condomínio popular em Santa Cruz, na Zona Oeste, vai ganhar um centro comercial com lojas, bares e restaurantes. A prefeitura homologou, na edição desta quinta-feira (13) do Diário Oficial, a licitação para a construção dos estabelecimentos que vão complementar o conjunto habitacional de 704 apartamentos. A vencedora da concorrência foi a Fênix Construtora e o centro comercial vai custar R$ 9 milhões.
O Morar Carioca do Aço surgiu de um assentamento provisório — que acabou virando definitivo — após as enchentes de 1967. O local ficou conhecido como “Favela do Aço” devido ao formato das moradias que deveriam ser temporárias e se assemelhavam a vagões de trem ou estruturas de aço.
A novo condomínio começou a ser erguido pela Dimensional Engenharia em 2023, com o investimento de R$ 243 milhões em infraestrutura urbana e moradia. Todas as unidades residenciais serão entregues até 2026, beneficiando cerca de quatro mil pessoas. São 44 prédios de quatro pavimentos e quatro apartamentos por andar. É um orgulho para a prefeitura, que já apresentou o projeto em vários eventos internacionais.
Quando as antigas “moradias” começaram a ser desmontadas, foi constatado que muitos moradores desenvolviam ali pequenas atividades comerciais, como os serviços de cabeleireiro, lanchonete ou bar, entre outros. Foi aí que surgiu a ideia de construir um centro comercial para abrigar as lojas que estavam sendo desativadas.
O Morar Carioca do Aço terá área verde e de lazer
Além das unidades habitacionais, o conjunto conta com um espaço projetado para esporte, convivência e bem-estar. O local oferece skate park, ciclovia, duas quadras poliesportivas, parque infantil, bicicletários, espaço para piqueniques, Academia da Terceira Idade e equipamentos de ginástica.
Foram plantadas 200 árvores e cultivados mais de 4,8 mil metros quadrados de grama, que ajudam a arborizar o espaço, garantindo sombra e áreas verdes.
COM FÁBIO MARTINS

