Imagens que circulam nas redes sociais nesta semana acenderam o alerta sobre o avanço do tráfico e do crime organizado no distrito de Ponta Negra, em Maricá. O vídeo mostra um grupo de homens armados durante um churrasco na área conhecida como comunidade da Estação, a menos de 300 metros do DPO (Destacamento de Policiamento Ostensivo) do bairro. Nas imagens, é possível ver um dos criminosos exibindo uma granada e outro portando um revólver, em um cenário de aparente domínio territorial.
Clima de medo entre os moradores
Moradores da região relataram ao Maricá Info o medo crescente com a presença de criminosos que, há meses, tentam consolidar o tráfico na localidade. Segundo relatos, o grupo teria tentado implantar uma “boca de fumo” no bairro e chegou a erguer barricadas para impedir o acesso de viaturas da Polícia Militar.
As estruturas, que bloqueavam a passagem em pontos estratégicos, foram retiradas recentemente por equipes da autarquia Somar, com apoio da PM, após denúncias da população. Apesar da ação, a sensação de insegurança permanece.
A escalada da violência ficou ainda mais evidente nas últimas semanas, quando um ataque de criminosos vindos de outra comunidade, possivelmente em Jaconé, resultou na morte de uma moradora. O caso levantou suspeitas de uma disputa entre grupos rivais pelo controle do tráfico na região.
“Estamos vivendo com medo. Tememos por nossos filhos, pela segurança de quem passa por aqui. O bairro sempre foi tranquilo, mas de uns meses pra cá, isso mudou completamente”, contou um morador que preferiu não se identificar por segurança.
O Maricá Info questionou a Polícia Militar sobre o avanço da criminalidade no local. A PM informou, em nota “que de acordo com o comando do 12°BPM (Niterói), na região de Maricá, há patrulhamento ostensivo e abordagem para a preservação da ordem pública e diminuição dos índices de criminalidade. Reforçamos ainda a importância do acionamento de nossas equipes diante de situações flagrantes via App 190 RJ e Central 190, assim como dos registros em delegacia, que são de extrema importância para a condução dos procedimentos investigativos.”
			
			
			
		

 
			 
			
 
			 
		 
		 
		