Moradores de Araçatiba, na região central de Maricá, procuraram o Maricá Info para denunciar um cenário de insegurança que, segundo eles, já se tornou rotina na região localizada entre as avenidas Prefeito Ivan Mundin e Prefeito Odenir Francisco da Costa. No local funciona um ferro-velho/reciclagem, apontado pelos denunciantes como ponto de concentração de usuários de crack durante o dia e a madrugada.
Vídeos enviados à reportagem mostram diversos indivíduos circulando pela área, principalmente no período noturno. Segundo relatos, o espaço estaria sendo usado para troca de itens supostamente furtados por drogas ou dinheiro, alimentando um ciclo diário de insegurança no bairro.
“Vejam a quantidade de pessoas que ficam na porta da reciclagem todo dia durante a noite. Eles vão lá vender furtos ou trocar por drogas ali mesmo. Depois de duas horas da manhã dormem na calçada, quando dá cinco levantam e vão roubar de novo. Já virou um ciclo 24 horas”, relata um morador que prefere não se identificar por medo de represálias.
A população afirma que na semana passada equipes da Polícia Civil teriam ido ao local e realizado uma operação. Entretanto, moradores dizem que apenas parte das atividades foi interrompida e que o problema continua.
“Fechou não, continua aberto. Fechou outras que só funcionavam de dia, mas essa funciona 24 horas. É só passar lá na Rua do Valão da Prefeitura à noite que vocês vão ver a cracolândia”, denuncia outro morador.
Os denunciantes relatam que o aumento do fluxo de usuários e de pessoas envolvidas com atos criminosos tem afetado diretamente a rotina da vizinhança como furtos de grades de proteção de obras; tampões de bueiro; objetos metálicos de residências; peças de bicicleta e até ferramentas de trabalho.
Comerciantes e moradores dizem evitar sair à noite e afirmam que muitos já instalaram câmeras e grades extras para tentar reduzir prejuízos.
Os moradores exigem uma resposta das autoridades para o que classificam como um ponto permanente de insegurança e criminalidade. Segundo eles, a ausência de fiscalização contínua permite que o local funcione sem controle.

