Moradores do loteamento Fazenda da Cachoeira, no bairro de São José de Imbassaí, em Maricá, voltaram a denunciar o risco provocado por árvores que encostam na rede de alta tensão que passa sobre a comunidade. Em vídeo enviado ao Maricá Info, os residentes fazem um apelo urgente à Enel e à Prefeitura para que a poda e o corte das árvores sejam realizados antes que ocorra uma tragédia.
Segundo eles, o problema é antigo. “Nós estamos aqui numa luta desde 2010, e em 2022 eu fiz um protocolo à Secretaria do Meio Ambiente pra ver se a ENEL consegue fazer a poda desse eucalipto”, relata um morador. O eucalipto citado está diretamente sob a fiação de alta tensão, onde galhos encostam nos cabos e provocam curtos-circuitos durante ventos e chuvas.
A comunidade afirma sofrer com apagões constantes. “Toda vez que chove, que venta, nós ficamos sem luz. Isso é constante. Qualquer chuva, qualquer vento, a luz acaba. E tem o fator também de ficar dois, três dias sem luz”, disse um dos moradores.
A situação também afeta moradores idosos e pessoas com deficiência. “Aqui como PCD, idosa, com esposo idoso, com quase noventa anos, que está acamado e precisa realmente da energia”, desabafou uma moradora, destacando que o risco é ainda maior porque um fio de alta tensão passa dentro de seu terreno. “Está queimando a minha árvore e colocando em risco os meus netos. É tragédia anunciada.”
Outro relato aponta que a rede possui cerca de 5 mil volts e está a aproximadamente quatro metros de altura, com galhos tocando a fiação por falta de separadores. “Na época do vento e das tempestades, elas encostam e entram em curto. Estoura o fusível aqui e toda a comunidade fica sem luz. A tendência é eletrocutar alguém nesse processo”, alertou um dos moradores.
Além das residências, instituições locais também são prejudicadas, como a Casa das Águas, que atende a comunidade, o Fórum e serviços sociais da região.
Os moradores afirmam que já houve solicitação da Prefeitura, mas que, até o momento, a concessionária não realizou o serviço necessário. “Vamos, ENEL, vamos ver se a gente consegue resolver isso logo para acabar antes que aconteça uma tragédia anunciada.”
O que diz a Enel
Procurada pelo Maricá Info, a Enel Rio informou que enviará, nesta sexta-feira (7), uma equipe para avaliar a situação e programar os ajustes necessários.
