Metrô, VLT, trens e barcas: veja como funcionarão os transportes no feriadão da Consciência Negra

Tempo de leitura: 4 min


O feriadão da Consciência Negra, que vai desta quinta-feira (20) a domingo (23), terá esquema especial de operação para metrô, VLT, trens e barcas no Rio. Então, se você pretende aproveitar a Cidade Maravilhosa neste período, é bom ficar de olho nos horários e nas mudanças de cada transporte.

O MetrôRio terá horários diferenciados durante o feriado. Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra, a operação será das 7h às 23h. Na sexta-feira (21), o funcionamento segue o horário regular de dias úteis, das 5h à meia-noite.

A Linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo na quinta e na sexta-feira, enquanto as linhas 1 e 4 seguirão de Uruguai a Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 será possível no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.

Jogo do Flamengo e Parada do Orgulho LGBTQIA+

No sábado (22), o metrô funcionará das 5h à meia-noite, com extensão de horário nas estações Maracanã e São Cristóvão por uma hora após o jogo entre Flamengo e Red Bull Bragantino; as demais estações terão desembarque permitido após meia-noite.

No domingo (23), o funcionamento será das 7h às 23h, com atenção especial à 30ª Parada do Orgulho LGBTQIA+, no Posto 5, em Copacabana. Para o evento, o MetrôRio recomenda desembarque na estação Cantagalo e retorno pela estação Siqueira Campos.

No sábado e domingo, a Linha 2 seguirá entre Pavuna e General Osório, e as linhas 1 e 4 entre Uruguai e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. O Posto de Gratuidade na estação Central do Brasil/Centro ficará fechado durante todo o período, reabrindo na segunda-feira (24).

A SuperVia fará serviços de manutenção durante o feriadão. Na quinta-feira, os trens circularão com horários de domingos e feriados; na sexta, haverá operação de dias úteis, mas sem trens expressos, viagens especiais de Campo Grande e Nova Iguaçu, e partidas do ramal Deodoro.

No sábado, a grade seguirá horários de sábados, e no domingo, de domingos e feriados. A estação Praça da Bandeira ficará fechada durante todo o período, e os passageiros devem usar a estação São Cristóvão.

Mudanças em embarques e desembarques da SuperVia

Alguns trechos também terão alterações: trens com destino à Central do Brasil não pararão nas estações Oswaldo Cruz, Quintino, Piedade, Méier, Engenho Novo, Sampaio, Riachuelo e Praça da Bandeira. Para essas estações, a SuperVia orienta desembarques e embarques em estações alternativas como Madureira, Olímpica de Engenho de Dentro e São Francisco Xavier.

Além disso, na quinta-feira, entre Japeri e Paracambi não haverá circulação a partir das 10h; no sábado, a partir das 13h, e no domingo, durante todo o dia, os trechos Gramacho-Saracuruna e extensões Vila Inhomirim e Guapimirim ficarão fora de operação devido à manutenção.

Na quinta-feira, o transporte aquaviário seguirá a grade de domingos e feriados nas linhas Arariboia e Paquetá. As linhas Charitas e Cocotá (Ilha do Governador) não funcionarão. Na sexta-feira, todas as linhas operarão normalmente. Horários e intervalos podem ser consultados no site.

O VLT Carioca terá operação especial na quinta-feira, seguindo a grade de feriados: linhas 1 (Terminal Gentileza x Santos Dumont), 3 (Cristiano Ottoni x Santos Dumont) e 4 (Terminal Gentileza x Praça XV) com intervalos de 20 minutos; linha 2 (Praia Formosa x Praça XV) com até 60 minutos.

Na sexta-feira, os intervalos serão de 12 minutos nas linhas 1 e 4, 15 minutos na linha 3 e até 60 minutos na linha 2. O sistema funciona diariamente das 5h às 23h.



Com informações da fonte
https://temporealrj.com/metro-vlt-trens-e-barcas-veja-como-funcionarao-os-transportes-no-feriadao-da-consciencia-negra/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *