Ygor Andrade, o Matuê, morreu em confronto com policiais civis em Campinho, na Zona NorteReprodução / Redes Sociais
Rio – Ygor Freitas de Andrade, conhecido como Matuê, apontado como liderança do Comando Vermelho (CV) na Gardênia Azul e Cidade de Deus, na Zona Sudoeste, foi morto durante uma operação da Polícia Civil em Campinho, na Zona Norte, na manhã desta quinta-feira (9).
“Fica aqui o recado e o aviso: não ataquem a Polícia Civil e os nossos policiais. A resposta vem à altura. Não importa se vem no mesmo dia ou se leva alguns meses”, disse o delegado Felipe Curi, secretário de Estado de Polícia Civil.
“Essa equipe tem a missão de guerrear contra facções rivais e expandir territórios do Comando Vermelho. Daí a importância dessa operação. Matuê era integrante da equipe que vem praticando diversos homicídios no Estado do Rio”, destacou.
As diligências foram realizadas pela Core, Subsecretária de Inteligência (Ssinte), Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-CAP).
A ação faz parte da Operação Contenção, que tem objetivo de conter o avanço territorial da facção pela Zona Oeste.
Morte de policial
José Antônio Lourenço Júnior morreu após ser baleado na cabeça em uma operação na Cidade de Deus em maio deste ano. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado em estado grave ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca ainda na Zona Sudoeste, mas não resistiu.
Na ação, equipes da Core prestavam apoio a uma operação da Delegacia do Consumidor (Decon) para fiscalizar a qualidade do gelo vendido nas praias da Barra da Tijuca e Recreio. Na Cidade de Deus, uma fábrica foi interditada por uso de água contaminada e um dos responsáveis pelo local foi levado para a delegacia.
José Lourenço estava na corporação desde 2015, já tendo atuado nas delegacias de homicídios da Capital e Baixada Fluminense, Departamento Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro e Departamento Geral de Polícia da Capital.
O agente também já atuou como Subsecretário de Operações na Secretaria Municipal de Ordem Pública do município do Rio, no período de 1º de fevereiro de 2022 a 31 de maio de 2023.