Em 2025, Maricá deu um passo decisivo para se consolidar como um destino turístico de projeção internacional. A estratégia, que faz parte do projeto de internacionalização da marca Maricá, envolveu a participação da cidade em feiras nacionais e internacionais e o fortalecimento da estrutura local para receber turistas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Maricá Info no Instagram e receber as notícias gratuitamente.
Quem falou ao Maricá Info sobre esse processo foi o secretário de Turismo de Maricá, José Alexandre, que fez um balanço do ano e dos principais avanços do setor.
“Olha, foi um ano intenso, de muito trabalho, muitos projetos, um ano que a gente não parou, né? É o primeiro ano desse grande projeto prefeito Quaquá de internacionalização da marca Maricá. Então nós participamos aí, de quase dez feiras nacionais e internacionais, na Europa, na África, na Argentina. E dentro do Brasil também levamos a marca de Maricá em parceria com a Codemar, em parceria, é, com a Amar e agora, sobre a batuta lá do nosso querido amigo Antonio Grassi, a Maré tá coordenando esse projeto aí das feiras internacionais em parceria com a gente aqui na Setur.”
Segundo o secretário, esse movimento externo vem acompanhado de um trabalho interno que começou ainda em 2018, com a organização do turismo no município.
“Mas dizer para vocês também que o trabalho que a gente começou lá em 2018, né, com o Plano 2030 de organização dos roteiros, da estruturação da gastronomia, do fortalecimento das vocações, né? Do apoio que a gente tem dado à questão da gastronomia e também do artesanato dos músicos locais, se fortaleceram muito nesse ano.”
José Alexandre destacou ainda a criação da Central de Passeios de Maricá como uma das principais entregas de 2025.
“Nesse espaço aqui nós montamos a Central de Passeios, essa central que tem realmente feito diferença, a gente consegue abrir agora os finais de semana, implementar um trabalho junto com os guias de turismo locais, com os operadores locais também, e criar também alternativa pra que as pessoas possam aumentar o tempo de permanência aqui na nossa cidade.”
Ele ressaltou que o trabalho segue em ritmo intenso mesmo no fim do ano.
“Então foi um trabalho, tem sido um trabalho intenso, que o ano não acabou ainda, a gente tá aqui hoje, né? Dia vinte de dezembro, aqui na secretaria, despachando, organizando aqui os últimos detalhes do final do ano e já pensando também no verão e no carnaval.”
Central de Passeios ganha protagonismo no turismo local
O secretário também falou sobre a importância da Central de Passeios como ferramenta estratégica para o turismo de Maricá.
“A central de passeios, eu diria pra você que vários projetos me encantam no turismo, o turismo rural, esse trabalho que a gente faz no Espraiado de Portas Abertas, no Curta Itaocaia que a gente vai ampliar com certeza pra Silvado, Cassorotiba, pro Caju, pras áreas que têm características rurais aqui em Maricá.”
Ele explicou que a Central foi um sonho antigo que agora começa a se concretizar. “Mas, a Central de Passeios é um grande sonho que eu quando eu trouxe o prefeito Quaquá, pro secretário Arlen, eles me ajudaram a tirar do papel, viabilizaram, a gente fez a reforma desse prédio.” Disse.
Além do atendimento ao público, o espaço deve ganhar novas funcionalidades tecnológicas. “A segunda parte aqui do prédio, a gente tá montando todo uma, um observatório do turismo, uma central de inteligência com inteligência artificial, central de dados, automação nos robôzinhos pra poder dar o atendimento, aí, aos turistas e aos moradores.”
O secretário destacou ainda os benefícios para os moradores da cidade.
“E a nossa central com cinquenta por cento de desconto para os moradores locais, tem sido um grande sucesso e a gente tem estruturado passeios e que vai também, ao encontro do MARAEY, né?”
E completou citando os grandes projetos em andamento.
“De tudo aquilo que a cidade vai receber dos grandes projetos, o nosso hotel lá da Codemar que tá ficando pronto em meados de 2026 e que a gente já tem uma estruturação de turismo receptivo já, é, testado e aprovado pela população e pelos turistas.”
Desafios ainda precisam ser enfrentados
Apesar do avanço e da projeção internacional, o crescimento do turismo em Maricá traz desafios que precisam ser superados. O aumento da rede hoteleira e a melhoria da infraestrutura urbana são pontos considerados fundamentais para sustentar esse novo patamar.
Hoje, em períodos de alta temporada, a cidade já enfrenta problemas como sobrecarga no abastecimento de água e no fornecimento de energia elétrica, o que evidencia a necessidade de investimentos estruturais para acompanhar o crescimento do fluxo de visitantes.
O desafio, agora, é garantir que Maricá consiga transformar sua visibilidade internacional em desenvolvimento sustentável, sem comprometer a qualidade de vida de quem mora na cidade — e, ao mesmo tempo, oferecer uma experiência cada vez melhor para quem escolhe Maricá como destino.

