Maricá: Secretaria de Saúde nega surto de sarna e afirma redução de mais de 54% nos casos

Tempo de leitura: 4 min


Após o aumento de casos de escabiose, conhecida popularmente como sarna, registrado em creches e escolas da rede municipal nos últimos meses, muitos pais e responsáveis demonstraram preocupação, principalmente devido às suspensões temporárias de aulas adotadas em algumas unidades.

Diante dos rumores que circulam pela cidade e nas redes sociais, o secretário municipal de Saúde de Maricá, Dr. Marcelo Velho, Doutor em Genética e Mestre em Doenças Infecciosas, gravou um vídeo oficial para esclarecer a situação. Segundo ele, não há surto da doença no município e os índices atuais mostram queda expressiva em comparação ao ano anterior.

“Gente, eu sei que nos últimos dias muitas notícias, como essas, estão circulando por aí. Maricá não está vivendo um surto de sarna, também conhecida como escabiose. Existem, sim, alguns casos na cidade, mas nós conseguimos nos antecipar, reduzir o número drasticamente de casos pela metade, comparado ao ano passado. Então uma redução de mais de cinquenta e quatro por cento. Seria considerado surto se o número de casos fosse maior do que o esperado no período, mas isso não aconteceu. O que tá acontecendo é o contrário. Nós estamos caminhando pra uma redução significativa. Então, nossas equipes estão nas ruas, conversando com as famílias e, em parceria com a Secretaria de Educação, nas escolas, estamos reforçando a sanitização, a higienização das salas, que já é feito de rotina normalmente. Se não há surto, por que as escolas fecharam? A Secretaria de Educação, juntamente com a Secretaria de Saúde, seguem exatamente o que os protocolos, as boas práticas clínicas, orientam fazer quando diante de casos identificados. Esses protocolos existem pra proteger a população, evitando que o número de casos aumentem. Se você tiver alguma dúvida, medo ou ouvir qualquer boato, pesquise sobre o assunto nos nossos canais oficiais. Em caso de sintomas na pele, como coceira, né, ou aparecimento de manchas, o aparecimento de qualquer lesão na pele, é importante procurar um atendimento médico. Nós tamos com as nossas Unidades Básicas de Saúde, nossos Postos de Saúde, disponíveis para atendimento desses casos da população.”

Casos cresceram nos últimos meses, mas atuação antecipada reduziu índices, diz município

Embora o número de registros tenha aumentado nos últimos dois meses, sobretudo entre estudantes, a Secretaria de Saúde afirma que a antecipação das medidas de controle foi determinante para evitar a escalada da doença. Entre as ações adotadas estão:
• Sanitização reforçada nas unidades de ensino;
• Acompanhamento das famílias por equipes de saúde;
• Monitoramento clínico dos casos identificados;
• Orientação pública sobre sintomas e atendimento adequado.

O município reforça que a suspensão temporária de aulas em algumas escolas não ocorreu por surto, mas porque os protocolos clínicos recomendam esse procedimento quando há confirmação de casos, com o objetivo de evitar disseminação.

Sintomas e orientação à população

A escabiose é uma infecção de pele causada por ácaros e tem como sintomas mais comuns:
• Coceira intensa;
• Lesões ou manchas na pele;
• Irritação cutânea.

Em caso de suspeita, o atendimento médico deve ser buscado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que, segundo o secretário, estão preparadas para acolher e orientar a população.





Com informações da fonte
https://maricainfo.com/2025/11/20/marica-secretaria-de-saude-nega-surto-de-sarna-e-afirma-reducao-de-mais-de-54-nos-casos.html

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *