Maricá reforça a importância do incentivo e apoio ao aleitamento materno no Agosto Dourado

Tempo de leitura: 4 min



Foto: DivulgFoto: Elsson Camposação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, está empenhada no apoio e incentivo ao aleitamento materno no Agosto Dourado, mês de mobilização e conscientização sobre o papel desse ato para o bem-estar dos bebês e das mães. Nesse período, as Unidades de Saúde da Família (USF) dos quatro distritos da cidade intensificam as atividades sobre a amamentação, incluindo orientações diversas, dinâmicas lúdicas e salas de espera temáticas, direcionadas às usuárias cadastradas em cada uma.

Em Maricá, as mulheres contam com suporte qualificado através da equipe da Sala de Apoio à Amamentação, localizada no Centro Materno Infantil. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, elucidando dúvidas ou dificuldades sobre o aleitamento, além da equipe realizar a coleta do leite materno por agendamento em mensagem no WhatsApp (21) 2637-3395. O material é levado para o banco de leite do Hospital Universitário Antônio Pedro, em Niterói, disponibilizando nutrientes essenciais aos bebês internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.

É importante lembrar que, nos primeiros seis meses de vida, o Ministério da Saúde indica que a criança receba apenas o leite materno como alimento, item que possui diversos nutrientes necessários para um desenvolvimento infantil saudável, além de contribuir para a produção de anticorpos. A amamentação também é fundamental para fortalecer os vínculos entre a mãe e o bebê, o que gera benefícios para o bem-estar emocional da criança.

O secretário de Saúde, Marcelo Velho, reforçou os serviços existentes no município para incentivar a amamentação.

“O aleitamento materno é um gesto de amor e saúde que deve ser incentivado em toda a sociedade. No Agosto Dourado, reforçamos esse compromisso, destacando que Maricá conta com uma Sala de Apoio à Amamentação e Coleta de Leite Materno no Centro Materno Infantil, no coração da cidade, oferecendo suporte e acolhimento às mães que amamentam”, ressaltou.

Aline Peixoto, gerente de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, pontuou o impacto do aleitamento materno para promover saúde e qualidade de vida.

“O aleitamento materno fortalece o sistema imunológico, previne doenças e apoia o desenvolvimento saudável das crianças. Para as mães, reduz riscos de câncer e favorece o bem-estar emocional. Em Maricá, contamos com a Sala de Apoio à Amamentação no Centro Materno Infantil e as ações desenvolvidas nas Unidades de Saúde da Família que vão além do Agosto Dourado, ocorrendo durante todo o ano, acolhendo e orientando as mães nesse momento tão importante”, acrescentou.

Programação do Agosto Dourado nas USF

Ações direcionadas às usuárias cadastradas em cada unidade

USF Chácara de Inoã – sala de espera todas as segundas, a partir das 13h, com evento em 23/08, às 10h
USF Inoã 2 – 28/08, a partir das 8h
USF Carlos Marighella (MCMV de Itaipuaçu) – sala de espera às segundas e quartas, com evento em 30/08, a partir das 8h
USF Inoã 1 – 23/08, a partir das 8h
USF Ponta Grossa – 29/08, a partir das 9h
USF São José 1 – 28/08, a partir das 8h
USF Espraiado – 09/08, a partir das 9h
USF Carlos Alberto Soares de Freitas (MCMV de Inoã) – 23/08, a partir das 10h
USF Cordeirinho (Marinelândia) – 09/08, a partir das 9h
USF Ubatiba – 25/08, a partir das 14h
USF Santa Paula – 13/08, a partir das 10h
USF Ponta Negra – 19/08, a partir das 10h
USF Jardim Atlântico – 26/08, a partir das 8h



Conteúdo Original

2025-08-08 17:44:00

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *