Um projeto voltado à inclusão de pessoas com deficiência foi lançado na manhã desta quinta-feira (05/02) na Praia de Ponta Negra, em Maricá. Batizada de Mar de Todos, a iniciativa permite que participantes tenham acesso ao banho de mar com apoio de equipes treinadas e estrutura adaptada.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Maricá Info no WhatsApp e receber as notícias gratuitamente.
Nesta primeira etapa, cerca de 40 pessoas atendidas pelo Centro de Atenção Integral à Família de Pessoas com Deficiência (CAIF) participaram da atividade, acompanhadas por guarda-vidas. A programação deve seguir até a próxima quarta-feira (11/02), dependendo das condições do mar.
Segundo a secretária de Pessoas com Deficiência e Inclusão, Tatiana Castor, a ação ainda terá novas fases ao longo do ano. “Hoje fazemos com que a praia seja mais acessível para todos. Iniciamos com os assistidos do CAIF esse processo de inclusão, bem-estar e qualidade de vida. Ainda em 2026, assistidos da Casa do Autista e do Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (SAREM) também participarão”, afirmou.
Para a realização do projeto, foi montada uma estrutura com esteiras ecológicas sobre a areia, tendas, guarda-sóis e uma equipe capacitada para auxiliar os participantes durante o banho. Também foi utilizada uma cadeira anfíbia, projetada para flutuar no mar. Os guarda-vidas acompanharam todas as atividades.
Um dos profissionais envolvidos, o guarda-vidas Pedro Almeida, destacou a experiência. “Conheci pessoas que passaram 15 ou 20 anos sem entrar no mar. Poder proporcionar isso a elas não tem preço. Tenho certeza que será um projeto especial e ficará marcado na memória de todos”, disse o guarda-vidas Pedro Almeida.
O paratleta Daniel Rangel, morador de Maricá, também participou da ação e relatou a importância da iniciativa. “Nós, enquanto cadeirantes ou pessoas com deficiência em geral, estamos tendo uma oportunidade única. No meu caso, significa muito entrar no mar com o apoio de uma cadeira que proporciona acesso total, além da ajuda do apoio dos funcionários da Defesa Civil”, concluiu.

