A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na quarta-feira (28/01) o 1º Encontro do Grupo de Trabalho (GT) de Educação Permanente em Saúde, no auditório da sede da pasta, no Centro. A iniciativa contou com a presença de autoridades, coordenadores, gerentes e representantes de Organizações Sociais que atuam no município.
O encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre diferentes setores da saúde, além de contribuir para a construção coletiva de estratégias voltadas à qualificação dos trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS), com base nos princípios da Educação Permanente em Saúde e nas normativas do Ministério da Saúde.
O secretário de Saúde, Dr. Marcelo Velho, participou da atividade e reforçou o impacto das ações de educação em saúde no desenvolvimento do município.
“Desde que assumimos a gestão, buscamos fortalecer ainda mais o ensino e a pesquisa dentro do SUS municipal. Queremos, a partir das particularidades e potencialidades de Maricá, desenvolver o ensino em saúde. Estamos investindo nesse sentido e seguiremos fortalecendo essas práticas na cidade”, ressaltou.
O subsecretário de Gestão de Pessoas, Ensino e Pesquisa, Fábio Rodrigues, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento dos profissionais da rede municipal de saúde.
“Este encontro representa um passo fundamental para o fortalecimento da gestão do trabalho e da educação na saúde. Investir em espaços de escuta, diálogo e formação contínua é essencial para qualificar as equipes e, consequentemente, aprimorar a oferta de serviços à população”, afirmou.
Construção em rede
O 1º Encontro do GT de Educação Permanente em Saúde contou com a participação de convidadas com ampla experiência na área, que contribuíram para o debate sobre práticas formativas, gestão do trabalho e cuidado em saúde, com foco na integralidade, na qualificação profissional e na articulação em rede.
Entre as palestrantes convidadas esteve Aparecida Lobosco Assis dos Santos, musicoterapeuta, especialista em Saúde da Família, Políticas Sociais e Intersetorialidade e mestranda em Ensino na Saúde. Também participou do encontro Aline de Araujo Afonso Rodrigues, enfermeira, especialista em Docência do Ensino Superior, coordenadora da Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES) Metro II e mestranda em Ensino na Saúde.
A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), Danielly Tomé, ressaltou o caráter estratégico do Grupo de Trabalho.
“O GT de Educação Permanente em Saúde é um espaço potente de construção coletiva. Reunir gestores e trabalhadores da rede permite alinhar estratégias, compartilhar saberes e consolidar uma política de educação permanente que dialogue continuamente com a realidade dos serviços e com as necessidades do SUS em Maricá”, pontuou.

