A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional e Articulação com o Conleste (Sedracon), realizou nesta terça-feira (28/01) o Conlestech 2026, no Cine Henfil, no Centro. O evento, promovido em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), reuniu gestores públicos, especialistas, representantes de instituições e empresas para debater estratégias municipais de ciência, tecnologia e inovação, com foco no desenvolvimento regional integrado.
Ao longo do dia, a programação contou com painéis temáticos, exposição do ecossistema regional de inovação e uma sessão de negócios, aproximando startups e empresas públicas e fortalecendo a troca de experiências e a construção de soluções inovadoras para os municípios consorciados.
A secretária de Políticas de Desenvolvimento Regional e Articulação com o Conleste, Priscilla Canedo, destacou a importância de Maricá sediar a oitava edição do evento. “O município recebe um grande evento que promove trocas, experiências e ideias voltadas à inovação e à tecnologia, que são o caminho para o futuro. O Conlestech amplia esse debate não apenas para Maricá, mas para toda a região e para o estado”, afirmou.
O presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Cláudio Gimenez, reforçou o papel da cooperação entre os municípios. “A inovação é o que diferencia o potencial de cada cidade. Estar junto, otimizando recursos e esforços, é fundamental para levar projetos à ponta, impactando a economia e a qualidade de vida da população”, ressaltou.
Durante o evento, também foi realizada a solenidade de formação e posse da Câmara Técnica de Turismo do Conleste, considerada um marco para a integração regional. A diretora-geral do Conleste, Marina Esteves, destacou que a iniciativa amplia o olhar estratégico sobre ciência, tecnologia, inovação e turismo.
“Somos um consórcio que atende 17 municípios e mais de 3,5 milhões de pessoas. Regionalizar essas pautas é essencial para o desenvolvimento econômico e para consolidar um novo caminho de integração no Leste Fluminense”, pontuou.

