A Prefeitura de Maricá, por meio do Comitê de Planejamento e Articulação Municipal-Enel (CPAME), recebeu nesta quinta-feira (6/11) representantes da Enel Distribuição Rio para alinhar estratégias que minimizem os impactos das interrupções no fornecimento de energia durante o período de maior instabilidade climática.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Maricá Info no WhatsApp e receber as notícias gratuitamente.
O encontro contou com a participação de servidores de diversas secretarias e reforçou a integração operacional entre o poder público e a concessionária. O plano de ação conjunto tem como pilares o planejamento antecipado, a comunicação direta e a priorização de áreas essenciais.
A secretária de Iluminação Pública e Energias Renováveis, Verônica Costa, destacou que, desde janeiro, um comitê técnico da Enel se reúne quinzenalmente com representantes do município para identificar pontos críticos e propor soluções.
“A principal contribuição foi a identificação dos pontos críticos de interrupção no fornecimento de energia. Anteriormente, em Jaconé, por exemplo, não era possível usar chuveiros elétricos às 17h; atualmente, graças às ações conjuntas da Prefeitura e da Enel, essa situação foi revertida. Pretendemos estender essa atuação para todos os bairros”, afirmou Verônica.
O secretário de Proteção e Defesa Civil, Danilo Santos, informou que o plano de contingência da Enel será incorporado ao plano municipal de contingência, garantindo atuação integrada e maior agilidade nas respostas a emergências.
“Estamos trabalhando para que casos como o ocorrido em 2023, em que pontos da cidade ficaram dias sem luz, não se repitam. Criamos esse canal direto com a Enel para agilizar o atendimento à população”, ressaltou.
A diretora comercial da Enel Rio, Ana Teresa Raposo, ressaltou que a empresa quase dobrou seus investimentos nos últimos anos, priorizando a internalização das equipes técnicas para aumentar a proximidade com os consumidores.
“O ponto fundamental a ser destacado é a estreita colaboração com o poder público e a compreensão das necessidades dos nossos clientes, sejam eles órgãos públicos, residências ou empresas. Essa é uma transformação que vem ocorrendo nos últimos anos. O projeto de internalização de nossas equipes técnicas nos garante maior proximidade com o cliente e nos permite entender suas reais necessidades”, ressaltou.
O responsável por Operações Técnicas e Comerciais da Enel Rio em Maricá, Arlan Jambeiro, destacou que o objetivo é reduzir o número de falhas e reclamações no fornecimento, especialmente em áreas de maior demanda.
“A integração e as reuniões estratégicas com órgãos como a Defesa Civil e a Prefeitura são fundamentais para garantir que falhas de comunicação não prejudiquem o atendimento”, completou.
O CPAME mantém reuniões quinzenais e contatos diários entre seus integrantes, com o objetivo de promover ações conjuntas e soluções integradas que garantam mais segurança e estabilidade no fornecimento de energia elétrica em Maricá.
