Maricá: Desordem em Ponta Negra vira alvo de reclamações durante festas de fim de ano

Tempo de leitura: 4 min


Após questionamentos de moradores e frequentadores sobre situações de desordem urbana em Ponta Negra durante as festas de fim de ano, a Prefeitura de Maricá divulgou uma nota oficial detalhando as ações realizadas no bairro nas áreas de limpeza urbana, ordenamento, fiscalização e segurança pública.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Maricá Info no Instagram e receber as notícias gratuitamente.

Segundo a Prefeitura, o trabalho de limpeza e varrição em Ponta Negra — incluindo a faixa de areia — é realizado diariamente por uma equipe de aproximadamente 100 profissionais da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar). A administração informa ainda que há lixeiras e contêineres para descarte de resíduos em todas as áreas públicas e que campanhas educativas são feitas de forma contínua junto à população.

Em relação à organização dos espaços públicos, a Secretaria de Transportes e Postura afirma que executa ações permanentes de ordenamento do solo e fiscalização administrativa no bairro. As ações têm como foco a organização do comércio ambulante, a ocupação adequada dos espaços públicos e a preservação da integridade da população. Em períodos de maior fluxo de pessoas, como o verão e o Réveillon, essas ações são ampliadas, incluindo o controle e a fiscalização de objetos proibidos, como garrafas de vidro.

Sobre esse ponto, a Prefeitura esclareceu que, especificamente no Réveillon, não é adotada a política de troca de garrafas devido ao expressivo aumento do público e ao fato de que grande parte das pessoas já chega ao local trazendo bebidas de suas próprias residências.

Na área de segurança pública, a Secretaria de Segurança Cidadã informou que, durante todo o verão, há intensificação do efetivo da Guarda Municipal nas praias de maior movimento, incluindo Ponta Negra. O policiamento na região é realizado 24 horas por dia e conta com apoio do Grupamento Tático de Motocicleta (GTAM), além do patrulhamento preventivo regular da própria GM e do PROEIS. A cidade também é monitorada por câmeras 24 horas por dia, sete dias por semana. Os canais de denúncia disponíveis são os telefones 153 e o Disque Ciosp pelo número (21) 96809-1516.

Desde o Natal, as forças de segurança apreenderam mais de 100 motocicletas em Ponta Negra e Itaipuaçu. Em Ponta Negra, especificamente, a Guarda Municipal registrou três ocorrências entre os dias 24 de dezembro e 2 de janeiro: uma de lesão corporal, com todos os envolvidos encaminhados à delegacia; uma de poluição sonora; e uma de dano ao patrimônio público.

Para o Réveillon 2026, o esquema especial contou com reforço de 348 agentes de segurança, 55 veículos, uma base móvel de monitoramento e 2.943 câmeras posicionadas em pontos estratégicos de maior concentração de público.

A Prefeitura afirma que as ações seguem sendo avaliadas e ajustadas conforme o aumento do fluxo de pessoas no verão e reforça a importância da colaboração da população para a manutenção da ordem, da limpeza e da segurança nos espaços públicos.







Com informações da fonte
https://maricainfo.com/2026/01/03/marica-desordem-em-ponta-negra-vira-alvo-de-reclamacoes-durante-festas-de-fim-de-ano.html

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *