Maricá apresenta 11 novas cooperativas formadas por profissionais do Passaporte Universitário

Tempo de leitura: 3 min


O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, se encontrou na noite de quarta-feira (10/12) com representantes de 11 novas cooperativas formadas por profissionais que passaram pelo programa Passaporte Universitário. São cerca de 400 recém-formados de áreas como Saúde, TI, Engenharias, Turismo e outras, que agora começam a se organizar para atuar na nova dinâmica econômica da cidade — marcada pelos investimentos públicos e privados que vêm sendo anunciados.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Maricá Info no WhatsApp e receber as notícias gratuitamente.

Segundo Quaquá, o objetivo é garantir que esses profissionais encontrem espaço no mercado local.

“Os profissionais formados pelo Passaporte Universitário precisam trabalhar, se encaixar na economia da cidade. O cooperativismo é uma forma muito eficaz para isso”, disse o prefeito Washington Quaquá.

Ele adiantou que o Passaporte Universitário será reformulado para acompanhar as transformações em curso.

“Vamos direcionar as vagas para atender às necessidades da economia. Em breve teremos curso tecnólogo de sommelier, por exemplo, porque, em até três anos, teremos uma série de hotéis instalados na cidade que demandarão esses profissionais. O mesmo vale para os trabalhadores do Turismo. A cooperativa pode administrar hotéis. Estão vindo complexos médicos, vamos trazer fábricas de medicamentos e vacinas. Tudo isso vai demandar profissionais”, disse Quaquá, elencando algumas das áreas que terão alta demanda em breve.

As cooperativas apresentadas reúnem categorias como Turismo, Educação, Enfermagem, Psicologia, Engenharia e Arquitetura, Odontologia, Nutrição, Advocacia, Tecnologia, Assistência Social e Medicina.

Líder da Cooperativa de Odontologia, André de Souza destacou o impacto da iniciativa na vida dos profissionais.

“Nós somos mais do que 20 dentistas reunidos. Somos um grupo de pessoas que viu a própria vida mudar e que está empenhado em transformar a vida do povo de Maricá, da nossa sociedade. A cooperativa não tem fins lucrativos e isso diz muito sobre esses profissionais. Nós vamos mudar o sorriso desta cidade e do país”, celebrou André de Souza, líder da Cooperativa de Odontologia.

A formação das cooperativas contou com apoio de técnicos locais e também da Fundação Mundukide, ligada ao grupo Mondragon — referência mundial em cooperativismo, sediado no País Basco, na Espanha. O conglomerado é hoje a 7ª maior empresa da Espanha, com negócios que vão de supermercados à fabricação de peças de aviação.

Representante da fundação, Natxo de Vicente destacou o potencial maricaense.

“Pessoas reunidas e trabalhando juntas podem fazer coisas extraordinárias. As nossas cooperativas são economicamente competitivas e líderes em tecnologia. É uma forma de organização focada na economia das pessoas, um trabalho importantíssimo e de responsabilidade. Aqui vejo um potencial incrível, que me impressiona muito”, finalizou Natxo de Vicente.





Com informações da fonte
https://maricainfo.com/2025/12/11/marica-apresenta-11-novas-cooperativas-formadas-por-profissionais-do-passaporte-universitario.html

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *