Livro sobre enredos do carnaval do Rio ganha nova edição após 10 anos; obra é assinada por Luiz Antonio Simas e Fábio Fabato

Tempo de leitura: 3 min


O carnaval do Rio passou por uma mudança profunda na última década e está é a temática da nova edição de “Pra tudo começar na quinta-feira: o enredo dos enredos” (edição Mórula). A obra dos autores Luiz Antônio Simas e Fábio Fabato será lançada nesta terça-feira (27), às 18h30, no Baródromo.

A nova edição do livro, que foi lançado originalmente em 2015, traz uma análise sobre as transformações do carnaval e dos carnavalescos na última década. Em meio à crise financeira das escolas de samba e ao enfraquecimento dos enredos patrocinados, os desfiles passaram a apostar em narrativas mais densas, culturais e conectadas a temas sociais, históricos e políticos.

Considerado referência no estudo dos enredos das escolas de samba do Rio, o livro aponta 2016 como um marco da virada estética e temática dos desfiles. A partir desse período, as escolas passaram a abandonar a lógica de enredos promocionais, baseados em patrocínios, e a investir em narrativas autorais e mais conectadas à realidade do país.

Edição mostra como novos nomes criaram novas tendências no carnaval do Rio

Com uma pesquisa profunda e linguagem coloquial, o livro aborda a relação das temáticas com os diferentes contextos de época. Um dos exemplos citados na obra é Leandro Vieira, que conquistou seu primeiro título no grupo especial no ano de sua estreia, com a Mangueira. A homenagem a Maria Bethânia deu o 18º campeonato da escola da Zona Norte e o estandarte de ouro ao carnavalesco naquele ano.

Nova edição de “Pra tudo começar na quinta-feira: o enredo dos enredos” será lançada no dia 27 de janeiro — Foto: Divulgação

“Originalmente lançado em 2015, a primeira versão não trouxe a autêntica revolução sentida pelo quesito a partir de 2016 – com a chegada de artistas como Leandro Vieira, Leonardo Bora, Gabriel Haddad e Tarcisio Zanon. O imperativo acréscimo joga luz no atual momento”, pontua Simas.

Os autores destacam também que os novos nomes que se tornaram referências no carnaval carioca na última década souberam dividir o palco com carnavalescos históricos, como Renato Lage, Rosa Magalhães e Max Lopes até assumir o protagonismo atual.

“Temos um rito de passagem muito evidente: novos artistas passam a duelar com seus ídolos e um estreante se sagra campeão no Especial. Todos eles foram forjados em trabalhos de mestres como Joãosinho Trinta, Renato Lage e Rosa Magalhães, e puderam colocar em prática as lições aprendidas”, explica Fabato.



Com informações da fonte
https://temporealrj.com/livro-sobre-enredos-do-carnaval-do-rio-ganha-nova-edicao-apos-10-anos-obra-e-assinada-por-luiz-antonio-simas-e-fabio-fabato/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *