A licitação para contratar a empresa responsável pela construção do batalhão da Polícia Militar de Nova Iguaçu será realizada no dia 14 de outubro, conforme publicação no Diário Oficial. A notícia foi anunciada pelo deputado estadual Carlinhos BNH (PP), em encontro com o presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP), André Braga, que confirmou o início da obra no mesmo mês.
Morador de Nova Iguaçu, o deputado Carlinhos BNH é autor da Indicação Legislativa 360/2023 ao governo estadual solicitando a construção do batalhão da PM e, na época em que presidiu a Comissão de Segurança da Câmara Municipal da cidade, também levou ao governador Cláudio Castro (PL) essa demanda.
O presidente da EMOP destacou o empenho de Carlinhos BNH para concretização da obra: “Parabenizo a tua competente ação, deputado, em torno desse equipamento tão importante para a cidade de Nova Iguaçu. E agradecimento ao governador Cláudio Castro por determinar à EMOP a execução do batalhão que o deputado tanto luta e se dedica”.
Embora seja considerada capital da Baixada Fluminense, Nova Iguaçu é a única cidade da região que não tem o seu próprio batalhão. O que já teve se foi com a emancipação de Mesquita, em 1999.
“Como policial militar há 25 anos, eu sei a importância da obra desse batalhão para fortalecer a segurança, dar melhores condições de trabalho aos nossos irmãos de farda e, acima de tudo, proteger ainda mais a população. Essa obra é muito mais que a concretização de um sonho, é um símbolo de respeito e compromisso com a vida”, afirma o deputado Carlinhos BNH.
O governador já liberou os primeiros R$ 5 milhões para a construção do batalhão da Polícia Militar de Nova Iguaçu. Cláudio Castro informou ainda que a intenção é inaugurar o batalhão em 2026.