Pela primeira vez na História o concurso de Miss Universo, que será realizado em novembro na Tailândia, terá uma Miss Palestina entre as concorrentes.
A escolhida para a disputa foi Nadeen Ayoub, de 27 anos.
Porém, de acordo com o jornal “NY Post”, não há qualquer registro de que tenha sido realizado um concurso entre palestinas para indicar uma representante para o Miss Universo. Além disso, diz a publicação, Nadeen fundadora e gerente da Miss Palestine Organization, o grupo por trás do título, que teria sido obtido em 2022.
“Surpreendentemente, para uma rainha da beleza, há pouca informação biográfica oficial sobre Nadeen Ayoub nas suas redes sociais ou no site do Miss Palestine Organization”, afirmou o jornal. “O Post não conseguiu encontrar nenhum registro de um concurso de Miss Palestina realizado, os nomes de outras concorrentes ou como elas poderiam se registrar para competir. Sem muita alarde, [Nadeen] anunciou em seu site e em suas redes sociais que foi aceita para representar a Palestina no concurso Miss Universo na Tailândia, em 21 de novembro”, emendou.
“Tenho orgulho de trilhar este caminho, não apenas como Miss Palestina, mas como a voz daqueles que merecem ser vistos e ouvidos”, disse Nadeen aos seus 1,1 milhão de seguidores no Instagram, publicando uma foto sua com uma faixa que dizia “Miss Universo Palestina”.
De acordo com as informações levantadas, Nadeen teria nascido nos EUA, crescido no Canadá e agora mora em Dubai (Emirados Árabes Unidos).
Nadeen diz ter direito a disputar o Miss Universo após ter conquistado o título de Miss Palestina em 2022, mas afirma ter adiado os planos de concorrer ao Miss Universo após o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023 contra Israel, de acordo com uma entrevista ao jornal “The National”, dos Emirados Árabes Unidos.
“Tivemos o concurso de beleza Miss Palestina e eu ganhei o título. Não houve outra Miss Palestina desde 2022, devido ao genocídio. Eu queria me concentrar mais em ficar nos bastidores porque os holofotes deveriam estar voltados para as pessoas na Palestina que estão sofrendo, e não para mim”, declarou Nadeen.
A referência ao “genocídio” em Gaza causou indignação na imprensa israelense.
O Miss Palestine Organization registrou o seu site apenas em maio e apresenta elegantes fotos em preto e branco de Nadeen segurando uma coroa brilhante.
Uma porta-voz da organização se recusou a responder a perguntas do “NY Post” sobre como foi a nomeação de Nadeen. A empresa já abriu um edital para inscrições de concorrentes para o concurso Miss Palestina em 2026.
Concursos de beleza não fazem parte da cultura palestina. Em 2009, os planos para o concurso Miss Palestina, que aconteceria em Ramallah, na Cisjordânia, foram cancelados depois que autoridades do Hamas acusaram a Autoridade Palestina de “disseminar corrupção moral” por planejar a realização do evento.
O que diz o Miss Universo?
O vice-presidente de relações internacionais do Miss Universo, Mario Bucaro, disse estar ansioso para ver Nadeen no palco do concurso, “exibindo a beleza, o talento e a resiliência de seu povo”.
Ele ressaltou que “todas as inscrições são cuidadosamente analisadas”, mas não se posicionou sobre a escolha de Nadeen, afirmando que o Miss Universo é “uma organização apolítica e inclusiva”.
“Na maioria dos concursos, os organizadores abrem exceções se os países representados não incluírem um caminho nacional”, explicou Laura Clark, diretora nacional do Miss Earth EUA, com sede em Washington, acrescentando que, em alguns casos, as concorrentes podem se autodenominar para representar um país ou região. Esse tipo de nomeação para um concurso geralmente é acompanhado por uma taxa alta, disse Laura, acrescentando que alguns concursos cobram entre US$ 5.000 e US$ 10.000 para incluir uma concorrente autodenominada.
Quem é Nadeen Ayoub?
Nadeen Ayoub representará a Palestina no Miss Universo
Reprodução/Facebook
A modelo e coach de bem-estar de família palestina, teria crescido no Canadá e estudado literatura inglesa e psicologia na Universidade de Western Ontario, em London (Ontário, Canadá). Ela também cursou o ensino médio na mesma região, de acordo com sua página no LinkedIn.
Ela lecionou na Friends School, em Ramallah e trabalhou com a United in Humanity, uma organização sem fins lucrativos do estado de Washington que organizou missões humanitárias em Gaza, de acordo com registros públicos.
Nadeen também administra a Olive Green Academy, com sede em Dubai, uma empresa que oferece workshops sobre como se tornar um influenciador.
Em 2022, Nadeen foi uma das quatro vencedoras do concurso Miss Earth nas Filipinas, ficando com o Miss Earth Water. Na ocasião, ela afirmou ter participado de um concurso palestino para chegar às Filipinas, mas não deu detalhes do certame.
Atualmente, 146 países e territórios da ONU já reconhecem o Estado palestino, e outras cinco nações já anunciaram que farão o mesmo: França, Reino Unido, Canadá, Eslovênia e Austrália.
Conteúdo Original
Jornal questiona de onde vem o título de 'Miss Palestina' de Nadeen Ayoub
Nenhum comentário