Jornal Extra é finalista no Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos

Tempo de leitura: 7 min




O jornal Extra é um dos finalistas do 14º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos. A série de reportagens “Bonde dos Fantasmas” foi uma das cinco indicadas na categoria Reportagens Jornalísticas. As matérias, publicadas em janeiro deste ano, revelaram com exclusividade um documento da Corregedoria da Polícia Militar que apontava cinco policiais, um ex-agente e mais dois homens como integrantes de um grupo autodenominado “Fantasmas”, especializado em assaltar pontos de venda de drogas. Depois das reportagens, os cinco policiais foram afastados e pelo menos um suspeito de participar do esquema foi preso. 
Leia mais: Relatório da Corregedoria da PM aponta agentes como integrantes de quadrilha que rouba bocas de fumo
Quadrilha que rouba boca de fumo: PMs teriam socorrido um ao outro após serem baleados em confronto com traficantes
A série foi publicada durante quatro dias e mostrou detalhes de como ocorriam as investidas do grupo nos pontos de venda de drogas em São Gonçalo e Itaboraí. Com base no documento da Corregedoria da PM, revelado pelo jornal, a reportagem mostrou que o grupo atuou em pelo menos seis ataques durante o ano de 2024. Os criminosos utilizavam até armamento do Estado para atacar bocas de fumo, roubando dinheiro, drogas e armas. Dois homens morreram vítimas da ação do grupo criminoso.
Relatório da PM sobre a quadrilha
Reprodução
O Extra também revelou o vídeo de um ataque do grupo no Buraco Quente, em São Gonçalo. Um policial militar da ativa foi identificado nas imagens. O cabo aparecia armado no vídeo, rendendo traficantes, ao lado de um comparsa. Eles mandavam os traficantes se deitarem no chão e ameaçando: “Vão morrer os dois!”. Após recolherem o material da boca de fumo, os assaltantes liberaram os vendedores de drogas e fugiram. 
Esquema: Trocas de mensagens obtidas em investigações revelam detalhes de assaltos a traficantes
Câmera de segurança flagra assalto feito por quadrilha de PMs
A reportagem também destacou uma situação inusitada que apareceu na investigação da Corregedoria da PM. Em duas ocasiões, um cabo e um sargento, suspeitos de participarem do esquema, teriam sido baleados em tiroteios com traficantes, mas ambos alegaram que sofreram tentativas de assalto. Após a primeira reportagem, no dia 21 de janeiro de 2025, a Polícia Militar afastou os cinco policiais investigados das ruas: três sargentos e dois cabos.
Relatório: Quadrilha que assalta boca de fumo estaria por trás de pelo menos dois assassinatos, diz relatório da PM
Dois dias depois, um suspeito de envolvimento na quadrilha também foi capturado. Matheus Fernando Carmona de Azevedo, o Carmona, de 22 anos, foi preso no dia 23 de janeiro.  Ele foi apontado pela polícia como participante de diversas trocas de mensagens da quadrilha que cometia os assaltos aos pontos de venda de drogas, também revelada durante a série de reportagens.  Carmona foi preso por policiais militares após uma denúncia anônima.
A série de reportagens, de autoria da repórter Roberta de Souza, é finalista do prêmio da AMAERJ com outros quatro trabalhos. As reportagens foram selecionadas entre 203 matérias inscritas no prêmio. Os vencedores serão revelados em uma cerimônia que acontecerá no dia 22 de setembro, no Museu da Justiça, no Centro do Rio.
Conheça todos os finalistas na categoria reportagens jornalísticas:
“Bonde dos Fantasmas“ – Autora: Roberta de Souza (Jornal Extra)
“Caso K – A história oculta do fundador da Casas Bahia“ – Autores: Thiago Domenici e equipe (Agência Pública)
“Planeta em colapso: como a crise climática afeta direitos em territórios da Amazônia“ – Autores: Fernanda Melo da Escóssia e equipe (Sites Sumaúma e InfoAmazonia)
 “Território em Fluxo“ – Autores: Nina de Almeida Fideles e equipe (Site Brasil de Fato)
“Violência obstétrica ainda afeta mulheres no cárcere três anos após Lei de Tratamento Humanitário“ – Autores: Mariana Rosetti Maia e equipe (Site Gênero e Número)
Outras categorias
Trabalhos dos Magistrados
“Caminho do Acordo“ – Autor: Fernando Nardon Nielsen, juiz do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3)
“Ouvidoria para mulheres indígenas: justiça intercultural e enfrentamento à violência em Roraima“ – Autores: Erick Linhares e Elaine Bianchi, desembargadores do Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR)
“Projeto Vez e Voz“ – Autor: Gabriel Consigliero Lessa, juiz do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO)
Trabalhos Acadêmicos
“A vida no lixão: realidade recrudescedora de quem (sobre)vive nesse espaço de exclusão e de apagamento“ – Autora: Natália Bolsoni Araujo
“Complexo Penitenciário de Gericinó: um estudo sobre arquitetura carcerária e as relações de poder“ – Autora: Maria Luiza Rodrigues de Moura Brito
“Direito à literatura no cárcere: uma análise do direito humano à literatura de mulheres encarceradas a partir da perspectiva de atuação do projeto ‘Escrita que Liberta’“ – Autores: Maria Eduarda Rodrigues do Nascimento e Jorge Alberto Mendes Serejo
“Direitos humanos, corpo-território e resistência: a retirada da cidadania de mulheres e meninas indígenas através da violência sexual“ – Autora: Maria Eduarda Machado de Andrade Santos
“Registro civil de crianças intersexuais no Brasil: revisão integrativa“ – Autora: Leilane Serratine Grubba
Práticas Humanísticas
“Incentivo à leitura e letramento racial para crianças, adolescentes em vulnerabilidade social e no socioeducativo“ – Autores: Beatriz Batistela Silva Rodrigues e Marcus Vinicius Silva
“Núcleo de Apoio ao Migrante da Universidade do Vale do Itajaí“ – Autores: Rafael Padilha dos Santos e equipe
“PROID – Programa de Iniciação à Democracia“ – Autor: Felipe Briguente Coelho Alves
“Projeto ‘Que Vem das Ruas’“ – Autor: Anderson Barbosa Morais
“Projeto Interpretar“ – Autores: Geandisson Ramos Andrade e equipe



Conteúdo Original

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *