As motoristas emitiram quase 410 mil documentos de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (Darj) para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026 apenas na última quinta-feira (dia 8), primeiro dia que a consulta ficou disponível.
Detran RJ: motoristas já podem pagar taxa de licenciamento anual dos veículos; saiba como
Vencimento em fevereiro: Corpo de Bombeiros do Rio começa a enviar boletos da Taxa de Incêndio
Os donos de quase 200 mil veículos emitiram o Darj. A quantidade de emissões é superior do que a de veículos devido porque ao parcelar o imposto é necessário gerar três documentos.
Esse grupo de motoristas que já emitiram o documento, apenas 76 mil fizeram o pagamento. A maioria (75%) usou o Pix para quitar o imposto.
Neste ano, o IPVA incidirá sobre cerca de 3,3 milhões de veículos emplacados no Estado do Rio. As datas de vencimento do IPVA começarão em 21 de janeiro e vão variar de acordo com o final da placa.O imposto poderá ser quitado em cota única, com desconto de 3%, ou em até três parcelas, sem abatimento no valor. O pagamento poderá ser feito via Pix, em qualquer instituição financeira, ou por meio de código de barras, nas instituições parceiras da Fazenda estadual — Bradesco, Itaú, Santander e Sicoob.
Calendário de pagamento do IPVA 2026
O imposto poderá ser quitado em cota única, com desconto de 3%, ou em até três parcelas, sem abatimento no valor. O pagamento poderá ser feito via Pix, em qualquer instituição financeira, ou por meio de código de barras, nas instituições parceiras da Fazenda estadual — Bradesco, Itaú, Santander e Sicoob.
Como emitir o Darj
O Darj está disponível para emissão no site Secretaria estadual de Fazenda. Basta informar o número do Renavam para ter acesso ao documento.
Além do imposto anual, para ter o carro regularizado no exercício de 2026 será necessário pagar a taxa de licenciamento anual do Detran RJ, emitida no site do Bradesco, além de quitar multas já vencidas.
Neste ano, o IPVA incidirá sobre cerca de 3,3 milhões de veículos emplacados no Estado do Rio. As datas de vencimento do IPVA começarão em 21 de janeiro e vão variar de acordo com o final da placa.
Além do imposto anual, para ter o carro regularizado no exercício de 2026 será necessário pagar a taxa de licenciamento anual do Detran RJ, emitida no site do Bradesco, além de quitar multas já vencidas.
Cuidado com golpes
O governo do estado pede que os contribuintes evitem usar sites de busca para não cair em páginas criadas por golpistas. A recomendação é digitar o endereço diretamente no navegador.
Uma vez no site, o usuário deve informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).
Ao emitir o Darj, o contribuinte deve conferirir se o CNPJ 42.498.675/0001-52 e o nome do favorecido “SEFAZ RJ – SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO RJ” estão presentes no documento, para evitar golpes.
Com informações da fonte
https://extra.globo.com/economia/noticia/2026/01/ipva-2026-motoristas-fazem-quase-410-mil-emissoes-do-darj-no-primeiro-dia-de-consulta-no-rio.ghtml
IPVA 2026: motoristas fazem quase 410 mil emissões do Darj no primeiro dia de consulta no Rio

Nenhum comentário
