INSS prorroga prazo de projeto que permite pedidos de benefícios e emissão de documentos em agências

Tempo de leitura: 3 min




O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou por 90 dias um projeto, em caráter de teste, de atendimentos de serviços, como pedidos de benefícios, em 19 agências da Previdência Social sem a necessidade de agendamento prévio na maior parte dos casos. A medida faz parte do programa Atendimento Humanizado, que busca reduzir filas e agilizar a concessão de benefícios.
Bloqueio de R$ 27 milhões: INSS suspende descontos de empréstimos consignados do Banco Master
Ressarcimento: INSS já devolveu dinheiro de descontos indevidos a mais de quatro milhões de aposentados e pensionistas
Inicialmente, o programa seria finalizado no final de novembro. Com a nova medida, a validade do projeto-piloto se estende até fevereiro e pode ser prorrogada por mais 90 dias, conforme decisão do INSS.
Nas unidades, será possível fazer pedidos iniciais e manutenção de benefícios, como aposentadoria, e emissão de extratos e documentos sem marcação, solicitar benefício iniciais.
As agências estão divididas em três grupos. No primeiro, considerado de capacidade elevada, a maior parte dos serviços poderá ser feita sem a necessidade de agendamento prévio.
Já no segundo, de capacidade intermediária, parte dos atendimentos seguirá exigindo marcação. No terceiro, voltado para agências com estrutura reduzida, somente a emissão de documentos ficará liberada sem agendamento no aplicativo/site Meu INSS ou pela central telefônica 135.
Adaptações nas agências
Para reforçar a adesão ao programa, as agências participantes devem ter cartazes informativos sobre as mudanças, os servidores precisam dar orientações sobre as novidades já no momento da triagem. Além disso, o sistema interno do órgão vem passando por atualização com detalhes específicos de cada unidade incluída no projeto.
As mudanças estão sendo aplicadas de acordo com a capacidade operacional de cada unidade.
Entre as unidades selecionadas estão as agências de Valença (RJ), que funcionará no primeiro grupo. Já Belford Roxo (RJ) e Miracema (RJ) estão no terceiro. Também participarão agências em cidades da Paraíba, Bahia, Goiás, Pará, Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
Unidades integrantes do projeto-piloto
Continuidade do projeto
Durante os três meses de vigência, os gerentes das agências terão que preencher relatórios mensais para avaliar indicadores como tempo médio de espera, percentual de faltas em atendimentos agendados e quantidade de requerimentos concluídos.
No fim do teste, o INSS vai elaborar um relatório com os resultados, boas práticas e dificuldades. Dependendo da avaliação, o modelo poderá ser prorrogado ou expandido para outras unidades do país.



Com informações da fonte
https://extra.globo.com/economia/noticia/2025/12/inss-prorroga-prazo-de-projeto-que-permite-pedidos-de-beneficios-e-emissao-de-documentos-em-agencias.ghtml

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *