O período de inscrições para o concurso público para o Quadro Técnico de Praças da Armada (QTPA) da Marinha se encerra na quinta-feira (dia 07). São oferecidas 10 vagas para candidatos com formação técnica de nível médio nas áreas de Eletroeletrônica e Mecânica, voltadas a quem deseja seguir carreira militar. A taxa de inscrição é de R$ 80.
Drama: Ex-servidores da Faep enfrentam 30 anos de limbo funcional no Rio
Veja: Sindicato vê risco de interferência internacional com privatização do Banco Central
Os interessados devem ser brasileiros, ter entre 18 anos e menos de 25 até 30 de junho de 2026 e possuir diploma ou estar cursando técnico de nível médio, com registro no órgão fiscalizador competente até o início do Curso de Formação de Sargentos (C-FSG). A prova objetiva está agendada para 14 de setembro.
Os classificados dentro do número de vagas iniciam o C-FSG no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no Rio de Janeiro. Durante o curso, na condição de praça especial, recebem remuneração bruta de R$ 1.414,82, além de benefícios como alimentação, uniforme e assistência médica, odontológica, psicológica, social e religiosa.
Após a conclusão, são promovidos ao posto de Terceiro-Sargento e seguem para o Curso de Subespecialização de Submarinos (C-Subespec-SB), realizado no Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché (CIAMA), em Niterói (RJ), com duração de 24 semanas.
Etapas
O concurso está dividido em etapas. A primeira consiste em uma prova escrita com 50 questões objetivas e uma redação, ambas com duração total de quatro horas. A avaliação abordará conhecimentos específicos de acordo com a formação técnica exigida para cada área.
Cabelo, barba, maquiagem e mais: Marinha atualiza normas de apresentação
Os aprovados avançam para as etapas complementares, que incluem verificação de dados e documentos, inspeção de saúde, avaliação psicológica e Teste de Aptidão Física (TAF-i), realizado em dois dias não consecutivos com provas de natação e corrida. Os critérios são diferenciados por sexo.
Distribuição
As vagas estão distribuídas entre candidatos homens e mulheres nas especialidades de Sistemas de Controle e Eletricidade (área de Eletroeletrônica) e Sistemas de Máquina, Propulsão e Motores (área de Mecânica). Para os homens, são sete vagas (duas em Eletroeletrônica e cinco em Mecânica), além de uma reserva para candidatos negros. Para as mulheres, há duas vagas, uma para cada área, sem reserva prevista.
Não perca: Servidores federais nascidos em agosto têm até dia 31 para fazer prova de vida obrigatória
São aceitas formações técnicas em áreas como Automação Industrial, Eletroeletrônica, Mecânica, Manutenção Automotiva, Eletromecânica, Refrigeração, entre outras, listadas no edital. Também são aceitos cursos com nomes diferentes, desde que constem na Tabela de Convergência do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. No caso de candidatos com curso superior, será feita análise da grade curricular para comprovar a equivalência com o técnico exigido.
Conteúdo Original
Inscrições para concurso da Marinha se encerram na quinta-feira
Nenhum comentário