A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou em agosto o primeiro procedimento de colocação de cateter de linha média com orientação por ultrassom no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, marcando mais um avanço na qualificação dos serviços oferecidos no local. Através dessa abordagem, um tubo fino é inserido em uma veia do braço para aplicar medicamentos e, com o uso do ultrassom, os profissionais localizam a estrutura corporal com mais precisão, segurança e agilidade.
O procedimento inicial foi conduzido com técnica estéril pelas enfermeiras responsáveis, o que garantiu a diminuição no número de tentativas e fez com que o cateter fosse inserido em apenas uma tentativa. A utilização dessa abordagem oferece diversos benefícios aos pacientes, reduzindo complicações como flebite, infiltrações e punções malsucedidas. Além disso, otimiza o tempo de acesso venoso periférico, especialmente em pacientes com difícil acesso, garantindo um cuidado mais seguro e eficiente.
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, garantiu que o avanço representa o investimento contínuo na qualificação do Hospital Che Guevara.
“Estamos investindo continuamente para otimizar os serviços oferecidos na rede e o primeiro procedimento de cateter de linha média com orientação por ultrassom no Hospital Che Guevara também representa isso. Esse avanço é resultado de uma equipe comprometida com o cuidado humanizado e baseado em critérios clínicos criteriosos”, afirmou.
A diretora-geral do Hospital, Ana Paula Silva, também ressaltou a importância do avanço.
“Essa realização mostra o quanto estamos ampliando as possibilidades de acesso venoso qualificado. Isso representa um avanço concreto para os pacientes, que passam a contar com alternativas mais seguras e técnicas mais precisas dentro do hospital”, acrescentou.
A enfermeira Natália Liberato, presidente da Comissão de Terapia Infusional do Hospital Dr. Ernesto Che Guevara, pontuou o impacto do procedimento para o cotidiano da unidade.
“Realizamos com sucesso a primeira punção de cateter de linha média guiada por ultrassom na nossa unidade. Esse é um passo importante que representa mais precisão, segurança e agilidade para o acesso venoso, principalmente em pacientes com histórico de punções difíceis. É gratificante ver a terapia infusional avançando com responsabilidade, incorporando recursos que facilitam o cuidado e reduzem riscos como flebite e infiltrações”, concluiu.
Hospital é referência na cidade
O Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara é a referência na cidade para atendimento ao trauma referenciado, cirurgias para os pacientes agendados, além de oferecer serviços de oftalmologia, prevenção e tratamento do câncer de pele, exames de imagem, dentre outros.
Além disso, estão sendo realizadas as obras da primeira etapa da Cidade da Saúde Dr. Ernesto Che Guevara no local. As intervenções buscam oferecer ainda mais serviços à população, como de hemodiálise (procedimento que substitui a função dos rins) e hemodinâmica (tratamentos cardiovasculares). Também serão construídos mais leitos de enfermaria cirúrgica, salas para operações, enfermaria coronariana, um prédio administrativo e o centro de imagem será ampliado.
É importante destacar que o hospital não é uma unidade que atende pacientes por livre procura (demanda espontânea). A unidade recebe apenas pacientes agendados pela Central de Regulação, que chegam em ambulâncias e helicópteros ou encaminhados por outros serviços de saúde. As referências para atendimentos de urgência e emergência por livre procura no município são: Hospital Conde Modesto Leal (Centro), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã e UPA Municipal (UPAM) Santa Rita (Itaipuaçu).
2025-08-08 09:49:00