Outubro começa em grande estilo, com um fim de semana recheado de atrações gratuitas e uma programação diversa que celebra arte, cultura, música, moda e gastronomia em diferentes pontos da cidade, de sexta (3) a domingo (5). Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) comemora 50 anos com uma edição especial do Cine Lage, trazendo curtas de alunos, clássicos do cinema e registros sobre artistas ligados à instituição. No Méier, o Carimbó Suburbano transforma a Rua Soares em território paraense, com shows, oficinas, dança e gastronomia amazônica. No Flamengo, a feira O Mercado chega à sua 15ª edição reunindo moda, design, arte e comida em clima de primavera. Na Quinta da Boa Vista, o Gastro Beer Rio ganha mais uma edição, para celebrar uma década de existência, com cervejarias artesanais, música, espaço infantil e tours especiais voltados para o público feminino. E, no Centro, o Al Farabi Sebo e Bar terá três dias de roda de samba com nomes consagrados e emergentes, em encontros que reforçam a tradição do gênero na cidade.
A Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) celebra seus 50 anos com uma edição especial do Cine Lage, que acontece na sexta (3), e nas duas sextas-feiras seguintes, com entrada gratuita e sempre às 19h. A mostra, coordenada e curada pelo cineasta Luiz Carlos Lacerda, apresentará três curtas produzidos por alunos do Curso de Realização Cinematográfica: Habanera (2023), Renato (2024) e Em Obras (estreia em 2025).
“Todas as filmagens foram feitas nos espaços internos e nas imediações do Parque Lage. Além do talento emergente dos alunos, a mostra ressalta a potência estética e simbólica do Parque como cenário criativo. O curso de Realização Cinematográfica é direcionado para alunos com ou sem experiência, preparando-os para atuarem no mercado de trabalho do cinema”, destaca Lacerda.
A programação também inclui registros visuais da história da EAV, com curtas sobre artistas ligados à instituição, como Celeida Tostes e Luiz Aquila, além da exibição do clássico F for Fake, de Orson Welles.
Programação
Sexta (3), às 19h. Curtas dos alunos do Curso de Realização Cinematográfica da EAV. Conversa com Luiz Carlos Lacerda e José Carlos de Faria
- Habanera (2023)
- Renato (2024)
- Em Obras (2025) – estreia
- Exibição: Cemitério Parque (2018)
Sexta (10), às 19h. Conversa com a diretora e Luiz Carlos Lacerda
- Exibição: Celeida Tostes (2019), curta de Malu De Martino
- Exibição: F for Fake (1973), longa de Orson Welles
Sexta (17), às 19h. Conversa com Luiz Carlos Lacerda
- Exibição: Atelier do Artista/Luiz Aquila.
- Exibição: Glauber: Labirinto do Brasil, longa de Sylvio Tendler
Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico. Local: Cavalariças. Classificação: Livre. Atividade gratuita. 35 lugares (distribuição de senhas 30 minutos antes)

Sábado (4) também tem Carimbó Suburbano, festival de musicalidade amazônica e cultura ribeirinha, na Livraria Belle Époque, no Méier. Entre as atrações confirmadas estão os grupos Afroribeirinhos, Égua Manas e Ton Rodrigues, além da apresentação do corpo de baile do Carimbó dos Altos.
O DJ Letto abre a festa e assume os intervalos, enquanto oficinas gratuitas de percussão e dança, conduzidas por Aurélio Batman e Ana Paula (Kianda Cia. Multicultural), e por Denise Cabocla, ampliam a experiência. O público infantil também terá programação dedicada, com espaço exclusivo e vivências lúdicas comandadas pelo grupo Carimbaby.
Encarregada das atrações gastronômicas, a cozinha do Boteco da Belle, comandada por Dona Cláudia, prepara um arroz paraense (R$ 35,00) e os tradicionais “bellinhos” (bolinhos da casa, R$ 10,00, cada), entre outros petiscos. Um dos momentos mais aguardados será o peixe assado na rua pelo coletivo Som do Mangue, em referência à tradicional Piracaia paraense.
O festival integra uma edição especial de “A Belle e a Feira”, encontro de economia criativa que, desde 2021, ocupa a Rua Soares reunindo artesãos, artistas e produtores locais. A iniciativa é uma coprodução de Ivan Costa e Bianca Rançato, da Belle Époque, em parceria com Júlia Gabriela, do coletivo Som do Mangue.
Ponto de encontro de artistas e espaço de resistência cultural, a Livraria Belle Époque nasceu em 2018 como sebo criado por Ivan Costa e hoje é a única do bairro. Reconstruída após um incêndio em 2022, mantém uma agenda intensa de saraus, shows e feiras criativas, em parceria com o Boteco Cultural da Belle. Reconhecida como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura em 2024, a livraria avança agora para abrir uma sala de leitura em seu segundo andar, consolidando-se como polo de diversidade e trocas afetivas no subúrbio carioca.
Rua Soares, 50. Méier. Sáb. (4), 12h/21h.

Gastronomia e moda também estarão em cartaz no fim de semana, com mais uma edição da feira O Mercado, que aproveita a chegada da primavera para celebrar seus 15 anos de atividades no sábado (4) e no domingo (5), no Instituto de Arquitetos do Brasil, no Flamengo. Designers, artesãos, artistas e estilistas independentes apresentam roupas, acessórios, pinturas, cerâmicas, bolsas, cosméticos e objetos de decoração.
Em uma área gastronômica haverá estandes com doces, empanadas, biscoitos, queijos, drinques e chope. O evento oferece também ambientes de flash tattoo, massagens e leituras de tarô.
IAB. Rua do Pinheiro, 10, Flamengo. Sáb (4) e dom. (5), 11h/19h. Classificação livre. Pet friendly. Entrada gratuita.

O Gastro Beer Rio celebra dez anos com atrações no sábado (4) e no domingo (5) na Quinta da Boa Vista, reunindo cervejas especiais, drinques, gastronomia variada e uma programação musical diversificada. O fim de semana terá rodas de samba, shows de rock, MPB e jazz, além de um espaço infantil com oficinas e brincadeiras para as crianças. O evento, que marcou sua estreia no mesmo parque em 2015, tem entrada gratuita e acontece das 12h às 20h.
Entre as experiências, o público poderá participar do já tradicional Tour Cervejeiro, conduzido por sommeliers, com degustações guiadas e calderetas exclusivas. Neste ano, a ação ganha uma edição especial em parceria com o projeto Mãe Boêmia, da jornalista Marina Gonçalves, que vai promover dois tours cervejeiros exclusivos para mulheres. No sábado, a experiência será conduzida pela sommelière Juliana Souza e, no domingo, por Jessica Gomes, da Estrella Galicia. As participantes recebem uma mini-caldereta especial e encerram o tour na cervejaria Máfia, comandada por mulheres.
As inscrições são gratuitas, por ordem de chegada, às 14h, no estande da Loja Oficial GBR & Silkaria. Enquanto isso, as crianças ganham um voucher para brincar no parquinho, e no domingo haverá venda de produtos do projeto.
Quinta da Boa Vista. Avenida Pedro II, s/nº, São Cristóvão. Sáb.(4) e dom. (5), 12h/20h. Entrada franca

No Al Farabi o fim de semana inteiro é dedicado ao samba. Na sexta (3), às 18h, Marcelinho Moreira celebra seus 40 anos de carreira com a energia que o consagrou nas rodas cariocas. No sábado (4), às 14h, é a vez do grupo Jequitibá comandar a roda com clássicos da música brasileira e participação do Trio Gato com Fome. Já no domingo (5), também às 14h, André Diniz lidera a roda de samba que terá a presença especial de Dunga, ao lado de músicos convidados.
Al Farabi Bar e Sebo. Rua do Mercado, 34, Centro (entrada pelo Boulevard Olímpico). Qui. e sex., 12h/22h. Sáb. e dom.. 12h/20h.
Com informações da fonte
https://vejario.abril.com.br/programe-se/gratis-50-anos-da-eav/