Governador institui o ‘Disque-Barricada’ para denúncias de bloqueios em vias públicas

Tempo de leitura: 2 min

O Governo do Estado do Rio de Janeiro instituiu o Disque-Barricada, canal oficial para receber denúncias sobre bloqueios e obstáculos irregulares em vias públicas. A lei foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (16/01). O serviço ainda será regulamentado para definir o fluxo de atendimento, armazenamento das informações e integração com os órgãos de segurança.

-O Disque-Barricada é mais um mecanismo para proteger o direito de ir e vir. A iniciativa da Alerj mostra que o Legislativo está atento e se soma ao trabalho do Governo do Estado no enfrentamento às barricadas e na retomada dos espaços públicos. É uma parceria institucional em favor da população – afirma o governador Cláudio Castro.

O Disque-Barricada funcionará por telefone, aplicativo, site, WhatsApp e outras plataformas digitais, com garantia de anonimato e proteção das informações do denunciante. As ocorrências serão encaminhadas aos órgãos competentes conforme protocolos definidos em regulamento. O documento afirma ainda que o Governo poderá firmar parcerias com municípios para ampliar o alcance do canal e a integração das ações de desobstrução.

-O enfrentamento ao crime organizado precisa ser firme, como estamos fazendo. Já disse algumas vezes e repito, quem estiver para somar, como a Alerj, ótimo. Quem não estiver, suma – completa Castro.

Disque-Barricada reforça a Operação Barricada Zero

A criação do Disque-Barricada fortalece a estratégia permanente do Governo do Estado contra bloqueios criminosos e se soma a operações contínuas como a Barricada Zero, coordenada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI-RJ) com participação das forças de segurança, secretarias estaduais e prefeituras.

Em pouco mais de um mês, a Barricada Zero retirou mais de 7 mil toneladas de barricadas físicas, liberou quase duas mil vias e devolveu a circulação em cerca de 810 km de ruas e acessos, com monitoramento para evitar a reinstalação de estruturas e garantir a presença do poder público.

Compartilhe este artigo
Rodrigo Da Matta é formado em Jornalismo, Radialismo e Marketing, com especialização em Comunicação Governamental e Marketing Político pelo IDP. Atualmente, é graduando em Publicidade e Propaganda, Ciências Políticas e Gestão Pública.
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *