De acordo com informações da equipe do Grupo de Capturas (GELC) da 126ª DP, o criminoso estava escondido na comunidade do Jacaré, em Cabo Frio, após fugir do sistema prisional. Informações repassadas pelo setor de inteligência do 4º Departamento de Polícia de Área (DPA) apontavam que Mamute integrava uma facção do tráfico de drogas com atuação também em São Pedro da Aldeia, sendo considerado um indivíduo de alta periculosidade e suspeito de envolvimento em diversos homicídios na Região dos Lagos.
Os agentes realizaram diligências estratégicas para capturar o foragido com o mínimo risco à população, já que ele circulava em áreas de grande movimento no bairro. Segundo a Polícia Civil, o momento da abordagem foi planejado cuidadosamente e executado sem chance de reação do criminoso, que chegou a tentar enganar a equipe com um nome falso.
Durante a prisão, Mamute tentou fugir, sendo contido “sob meios moderados e necessários”, conforme informou a corporação. No trajeto até a delegacia, o homem ameaçou de morte os policiais, desacatou e ofendeu os agentes em serviço. Já nas dependências da 126ª DP, ele danificou o patrimônio público, sendo autuado por mais cinco crimes (arts. 147, 163, 307, 330 e 331 do Código Penal).
A ação contou com apoio de policiais civis escalados no Regime Adicional de Serviço (RAS Prefeitura). Após os procedimentos legais, Samuel Gonçalves Junior foi novamente recolhido ao sistema prisional, onde cumprirá a pena de 16 anos por homicídio, além de responder pelos novos crimes cometidos.
A Polícia Civil reforça que informações sobre foragidos e atividades criminosas podem ser repassadas anonimamente ao Disque Denúncia da 126ª DP: (22) 98831-8020. O sigilo é garantido.