Flip 2025: programação paralela tem Conceição Evaristo e Jeferson Tenório

Tempo de leitura: 6 min


Começa nesta quarta (30) a 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que vai até até domingo (3), com a expectativa de atrair 30 000 pessoas para a cidade da Costa Verde fluminense. Os ingressos para a programação principal estão esgotados, mas a programação paralela das 25 casas parceiras, toda gratuita, está repleta de grandes nomes.

Entre os destaques, está a escritora Conceição Evaristo, atração de diversos espaços.  Nesta quinta (31), na Casa da Favela, às 14h, ela integra a mesa Tecnologias Ancestrais para a Retomada dos Nossos Futuros, com Viviane Mosé e Auritha Tabajara. Lavínia Rocha conduz o debate.

+ Oásis carioca: novidades para curtir no Jardim Botânico

No mesmo dia, na Casa Record, às 18h, ela estará na conversa intitulada Essa Voz Insubmissa, conduzida por Yasmin Santos. No sábado (2), na Casa República, às 16h, Conceição Evaristo integra a mesa Anotações de um Brasil que Arde, com mediação de Lilia Guerra.

Já no Domingo (3), às 11h, na Casa Estante Virtual, ela participa do bate-papo 10 Anos da Editora Malê: Mercado Editorial e Autoria Negra, com a escritora Eliana Alves Cruz e mediação da jornalista Adriana Ferreira Silva.

Compartilhe essa matéria via:

Continua após a publicidade

 

Jeferson Tenório estará na Casa Estante Virtual, nesta sexta (1º), às 10h, na mesa Clube do Livro da Estante Virtual: debate sobre De Onde Eles Vêm, com participação de Henrique Marques Samyn e condução de Renata Ferreira.

Recém-eleita para a Academia Brasileira de Letras (ABL) ela é a primeira mulher negra a ser admitida na instituição , Ana Maria Gonçalves estará na Esquina Piauí + Netflix, nesta quinta (31), no Encontro com a Autora, em uma conversa com sua editora, Livia Vianna, da Record. A mediação é de Armando Antenore, editor da Piauí.

+ Afonso Padilha estreia stand-up com humor afiado sobre a vida adulta

No sábado (2), às 19h, ela é atração da mesa Um Defeito de Cor, o Livro do Século, conduzida por Lívia Vianna.

Continua após a publicidade

Autor do best-seller Torto Arado, Itamar Vieira Junior estará nesta sexta (1º), às 16h, no Ciclo de Debates, na Casa Sesc, ao lado de Amara Moira, com mediação de Moisés Nascimento.

+ Drummond e Kafka: companhia O Cerco encena textos dos grandes autores

Nei Lopes, que está na programação principal, também é atração da mesa África‑América, neste sábado (2), às 17h30, na Casa Record, ao lado de Cidinha da Silva e Ynaê Lopes dos Santos, em conversa conduzida por Simone Magno. Após a conversa, ele autografará seu Dicionário de Direitos Humanos.

Já o português Valter Hugo Mãe, atração da programação principal, participa de um bate-papo na Esquina Piauí + Netflix, na sexta (1º), às 17h30. Ele falará pela primeira vez sobre a adaptação do livro O Filho de Mil Homens, ao lado de Daniel Rezende, diretor e roteirista do longa, e Higia Ikeda, diretora de filmes da Netflix. A mediação é de Alejandro Chacoff, editor da Piauí.

Continua após a publicidade

+ Pedro Pascal e Chris Evans disputam o coração de Dakota Johnson

Além de escritores de sucesso, a festa literária também traz nomes que se destacam em outras áreas, como a cantora e compositora Adriana Calcanhotto, que estará na Casa Sesc, no sábado (2), às 20h, realizando um show com canções e poemas de autoria dela e de poetas que influenciam sua obra, como Augusto de Campos, Antonio Cicero, Arnaldo Antunes e Ferreira Gullar, entre outros.

Ela participa ainda de uma conversa com Chico Regueira na Casa República, na sexta (1º), às 13h30, onde irá falar sobre os limites entre poema e canção.

+ Versão solo: quatro estreias agitam a temporada de monólogos no Rio

Continua após a publicidade

Representando o poder judiciário, a ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia é um dos nomes da mesa Inteligência Artificial e Direitos Autorais, na Casa Sesc, neste sábado (2), às 18h, ao lado de Antonio Florencio de Queiroz Junior, com condução de Gabriel Chalita.

Já a Ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, estará no bate-papo Pensando a Escola como Flores: Caminhos para a Educação Inclusiva, também na Casa Sesc, na sexta (1º), às 18h, com Alyne Costa, com mediação de Maria Antônia Goulart.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

 

 



Conteúdo Original

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *