Flávio lidera índice de presidenciáveis nas redes sociais e Lula cai para lanterna

Tempo de leitura: 3 min


A transferência do capital político de Jair Bolsonaro para Flávio Bolsonaro (PL), já mostra resultados concretos. Em apenas dois meses, o senador assumiu e consolidou a liderança do Índice Datrix dos Presidenciáveis, como o principal opositor de Lula no ambiente digital.

Em dezembro de 2025, o senador já liderava o Índice Datrix dos Presidenciáveis com 36,09 pontos, à frente de Lula, que ainda aparecia em terceiro lugar com 27,29. Em janeiro de 2026, Flávio subiu para 37,18 pontos, enquanto Lula despencou para 16,58, caindo para a lanterna entre os sete monitorados.

A associação de Lula ao ditador Nicolás Maduro e o veto ao PL da Dosimetria, em benefício dos condenados do 8 de janeiro, parecem ter corroído a reputação do presidente. O resultado foi devastador: menos influência digital.

“Com a entrada de temas internacionais no centro do debate, a reputação fora das redes próprias passou a exercer influência decisiva sobre o desempenho dos candidatos”, diz o estudo, assinado pelo diretor-executivo da Datrix, João Paulo Castro.

A direita se articula

Flávio não apenas herdou os seguidores do pai — 8,5 milhões no Instagram — como também conseguiu melhorar sua imagem fora da bolha, com alta de 19% em menções favoráveis. O apoio explícito de Tarcísio de Freitas e a possibilidade de Romeu Zema como vice reforçam a narrativa de unificação da direita. O senador transformou curtidas em liderança digital estruturada, sustentada por reputação e articulação política.

O contraste

Enquanto Flávio consolida sua posição com visitas internacionais e apoio político, Lula vê sua popularidade digital evaporar. Em dezembro, ainda figurava entre os três primeiros; em janeiro, virou figurante no ranking, atrás até de Ratinho Júnior (27,40) e Tarcísio de Freitas (26,89).

O placar das redes

Janeiro de 2026
– Flávio Bolsonaro (PL) — 37,18
– Ronaldo Caiado (PSD) — 30,77
– Romeu Zema (Novo) — 28,92
– Ratinho Júnior (PSD) — 27,40
– Tarcísio de Freitas (Republicanos) — 26,89
– Eduardo Leite (PSD) — 26,23
– Lula (PT) — 16,58

Dezembro de 2025
– Flávio Bolsonaro (PL) — 36,09
– Ronaldo Caiado (PSD) — 32,99
– Lula (PT) — 27,29
– Romeu Zema (Novo) — 27,27
– Eduardo Leite (PSD) — 25,85
– Ratinho Júnior (PSD) — 22,47
– Tarcísio de Freitas (Republicanos) — 20,77

Na lanterna

O jogo digital já tem vencedor parcial: Flávio Bolsonaro. Lula, por sua vez, descobre que não basta ter milhões de seguidores se a narrativa não cola. A corrida presidencial de 2026 começa com um protagonista claro nas redes — e não é o atual presidente.

*O IDP mede mensalmente a performance digital dos principais nomes cotados para 2026, refletindo a capacidade de engajar, influenciar e gerar repercussão fora de suas próprias bolhas.



Com informações da fonte
https://coisasdapolitica.com/politica/10/02/2026/flavio-lidera-indice-de-presidenciaveis-nas-redes-sociais-e-lula-cai-para-lanterna

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *