Festa agostina? Temos! Confira os arraiás e feiras do fim de semana

Tempo de leitura: 5 min


ARRAIÁS

São João da Feira de São Cristóvão

Como já é tradição, esse pedacinho do Nordeste no Rio se transforma em um grande arraiá nos finais de semana, até o fim de agosto.

Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. Sex. a dom., 12h. A partir de R$ 11,00. Ingressos pelo Rio Ingressos. Até 24 de agosto.

Festa Agostina da Praça Edmundo Rego

O evento terá comidas típicas, música, área para expositores e outras atrações.

Praça Edmundo Rego, Grajaú. 16 e 17 de agosto, 18h. Grátis.

Festival Mostra+ — Edição Arraiá Vizinhança

A última edição do Festival Mostra+ em 2025 será em formato de festa agostina, com comidas típicas, apresentação de quadrilha, feira de economia criativa e música. O grupo de forró Malungo Dengo apresenta canções de João do Vale, Jackson do Pandeiro, Cátia de França, Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Gilberto Gil, enquanto Jackson dos Teclados mostra um de sucessos do forró eletrônico, seresta, piseiro e arrocha. Já a DJ Tha Redig mistura samba, carimbó, forró, brega e beats da música contemporânea. O evento conta ainda com a apresentação da Quadrilha de Gigantes, de pernaltas, a roda de forró dos alunos das oficinas de música do Centro de Cultura e Convivência Pedra Branca e brincadeiras para crianças de todas as idades, comandadas pelos arte-educadores do Museu Bispo do Rosario e o Centro de Atenção Psicossocial Eliza Santa Roza.

Núcleo Histórico Juliano Moreira. Estrada Rodrigues Caldas, 3428, Taquara. Sáb. (16), 14h/20h. Grátis.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:

FEIRAS

Feira das Yabás

O tradicional evento de Madureira aporta mais uma vez na área externa do CCBB. A edição de agosto contará com dezesseis yabás apresentando seus pratos típicos da cultura dos quintais suburbanos. Às 14h, acontece um bate-papo sobre ancestralidade com a escritora Ana Maria Gonçalves, recém-eleita para a Academia Brasileira de Letras e autora do premiado romance Um Defeito de Cor, comandado pela jornalista Bia Aparecida. Em seguida, a roda de samba do idealizador da feira, Marquinhos de Oswaldo Cruz, convida o Jongo da Serrinha e as velhas guardas do Império Serrano e da Portela, que farão o tradicional encontro de bandeiras. Nos intervalos, o DJ Café pilota o som.

Área externa do CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Sáb. (16), 13h/20h. Grátis. Ingressos pelo site ou na bilheteria do CCBB.

Junta Local + Faz Girar

A feira de pequenos produtores locais de gastronomia faz sua tradição edição junto ao Faz Girar Market, que promove a economia circular, reunindo barracas de brechós e realizando atividades de sustentabilidade. Dentro do evento, acontece a estreia do projeto Ocupa Praça, idealizado pela historiadora Luciene Carris e pela jornalista Chris Martins, que pretende reunir gente que gosta de ouvir e contar histórias em volta da praça. A primeira edição vai ter na programação troca de livros (infantis e adultos) e conversa com escritores sobre obras que abordam a cidade, mediados pela dupla organizadora. Entre os nomes confirmados estão a jornalista Beth Ritto e o historiador Antonio Edmilson Martins Rodrigues.

Continua após a publicidade

Praça Santos Dumont, Gávea. Dom. (17), 10h/17h. Grátis.

Super Sábados no MAM Petrobras

A Junta Local pousa nos pilotis do MAM, com produtores locais vendendo opções gastronômicas. Tendo o samba como tema, a programação começa com uma oficina de samba de gafieira, às 14h, com os dançarinos Alexandre Silva e Jéssica Cassimiro. Em seguida, às 15h, acontece o show do grupo Gafieira Botânica, comandado pelo maestro Lipe Portinho. A partir das 16h, é a vez da roda Samba Que Elas Querem, formada apenas por mulheres.

Museu de Arte Moderna (MAM). Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo. Sáb. (16), 12h/19h. Grátis.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui



Conteúdo Original

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *