“Samira é um mistério. Eu não sei onde ela mora, por exemplo. Ela se veste de uma forma diferente. Faz parte da composição construir embates na sutileza, para que a personagem continue sendo uma incógnita”, observa Fernanda Vasconcellos sobre o papel que a seduziu a voltar às novelas após nove anos de hiato, desde que interpretou a terrível Bruna, de “Haja coração”.
MP da Bahia acusa Claudia Leitte de discriminação religiosa e pede indenização milionária
Conheça Cemre Baysel, a Nina da versão turca de ‘Avenida Brasil’
Kellen em ‘Três Graças’, Luiza Rosa morou em 16 casas: ‘Sempre tive proximidade com a comunidade’
Aos 41, a paulistana que já foi muito elogiada por papéis marcantes, como a Nanda de “Páginas da vida” (2006) e a Ana de “A vida da gente” (2011), conta por que ficou tanto tempo longe dos folhetins:
— Foi acontecendo… No começo, eu queria expandir meus horizontes, a minha percepção da profissão. Precisava fazer cinema, teatro e séries. Aí veio a pandemia, e logo depois eu engravidei. Agora, estou de volta. E amando! Sempre fui muito feliz fazendo novelas.
Samira (Fernanda Vasconcellos), de “Três Graças”: chef de cozinha misteriosa
Manoella Mello/Rede Globo/Divulgação
O fato de o convite para viver Samira em “Três Graças” ter vindo do diretor artístico Luiz Henrique Rios, conta Fernanda, fez com que ela nem pensasse duas vezes para aceitá-lo.
— Foi também ele quem me ligou para me dar a notícia da minha primeira protagonista, em “Desejo proibido” (2007). Gosto muito do Luiz… Ele tem uma inteligência, uma delicadeza para conduzir o ator. E, junto a isso, existe o texto do (autor) Aguinaldo Silva — enumera a atriz, dizendo que pouca coisa mudou nos Estúdios Globo desde 2016: — Está tudo praticamente igual: o cheiro do estúdio, os colegas… Só o camarim foi reformado, eu acho (risos).
Raul (Paulo Mendes) e Joélly (Alana Cabral) são aliciados por Samira (Fernanda Vasconcellos), em “Três Graças”
Estevam Avellar/Rede Globo/Divulgação
Já a bela mulher de olhos azuis, definitivamente, não é mais a mesma…
— A diferença é que agora eu tenho um filho. Então, é como se eu estivesse começando. Porque tudo eu olho de forma diferente — explica Fernanda, que concede esta entrevista com o celular na mão, num intervalo de gravações da novela: — É que meu filho (Romeo, de 3 anos, fruto do casamento com o ator e apresentador Cássio Reis, de 48) saiu da escola agora há pouco com tosse e foi levado para uma consulta com o pediatra.
A atriz Fernanda Vasconcellos com o filho, Romeo
Reprodução de Instagram
Mesmo preocupada, a mãe cuidadosa optou por não mudar a rotina do pequeno, que fica em São Paulo com o pai e os avós maternos.
— Eu me desloco para o Rio duas vezes por semana. Converso com ele: “Mamãe vai pegar o avião”. Ele entende, fica em paz. Eu não sinto culpa, mas uma angústia pela separação momentânea. Acho que não tirei de letra, estou vivendo cada fase da maternidade. Respeito o meu tempo, e às vezes chego chorando (para gravar) — entrega.
A atriz Fernanda Vasconcellos com o filho, Romeo; o marido, Cássio Reis; e os pais Adenilde e Sergio
Reprodução de Instagram
Na trama de “Três Graças”, Fernanda também está de olho no bebê… alheio. Ela tenta convencer Joélly (Alana Cabral) e Raul (Paulo Mendes) a venderem seu filho para a adoção de um casal com melhores condições financeiras.
— Quando comecei a ler sobre Samira, eu me questionava se ela era uma bandida ou uma mulher legal. Ela tem uma densidade velada, você não sabe muito bem com quem está lidando… — analisa, contando: — Vou construindo a personagem para ser essa pessoa que acolhe, que faz você acreditar nela. É interessante que quanto mais delicada e sutil, mais esse tipo de gente consegue dar o bote. É a primeira vez que eu faço uma personagem e não consigo meios para defender seus atos.
Samira (Fernanda Vasconcellos) e Joélly (Alana Cabral) na novela ‘Três Graças’
Fábio Rocha/Rede Globo
Se o poder de convencimento da chef de cozinha que atende a Fundação Ferette é proporcional à sua habilidade com as panelas, o mesmo não se pode dizer da atriz na cozinha. Ela mesma confidencia:
— Não sei fazer nada, não levo o menor jeito. Ou melhor, eu frito um ovo, sei fazer uma omelete bacana. Sorte que existe dublê (risos)!
Initial plugin text
Com informações da fonte
https://extra.globo.com/entretenimento/tv/noticia/2025/12/fernanda-vasconcellos-a-samira-de-tres-gracas-revela-por-que-ficou-quase-uma-decada-longe-das-novelas.ghtml
Fernanda Vasconcellos, a Samira de 'Três Graças', revela por que ficou quase uma década longe das novelas

Nenhum comentário
