Divulgação / PCERJ
Com informações do O Dia. Não bastasse a criminalidade típica do Rio, agora até golpistas de fora invadem a cidade para aplicar crimes. Um falso taxista foi preso por aplicar golpe da maquininha no Rio, nesta quarta-feira (17), em Botafogo, Zona Sul da capital. O criminoso, identificado como Gabriel dos Santos Ferreira, viajou do estado de São Paulo exclusivamente para enganar passageiros cariocas e turistas.
Segundo a delegada Daniela Terra, da 15ª DP (Gávea), Gabriel dirigia um carro disfarçado de táxi, sem credenciamento. Ele se aproveitava do momento de pagamento para trocar o cartão da vítima, usando uma máquina adulterada.
“Quando a vítima passava o cartão, ele dizia que o aparelho estava com defeito. Na troca, ele entregava um cartão falso e saía com o original. Era tudo calculado”, explicou a delegada.
As investigações começaram após um passageiro perceber movimentações suspeitas em sua fatura. Ele foi até a delegacia, informou a placa e descreveu o golpista. Os agentes localizaram o criminoso em Botafogo.
Com Gabriel, a polícia encontrou três maquininhas, dois celulares, 53 cartões de crédito e oito placas de carro. Para confundir os investigadores, ele trocava as placas com frequência.
“Ele sabia o que fazia. Alterava os dados do carro para despistar a polícia. Atuava com tranquilidade, principalmente na Zona Sul”, destacou Daniela Terra.
A Polícia Civil revelou ainda que o golpista faturava cerca de R$ 10 mil por semana com os golpes. Há pelo menos quatro meses, ele vinha ao Rio apenas para cometer esse tipo de crime, circulando livremente por bairros nobres.
“A prioridade dele era o Rio. Isso mostra que a cidade se tornou um alvo para criminosos itinerantes. Precisamos reforçar a fiscalização”, alertou uma agente da investigação.
As autoridades seguem com a apuração para identificar possíveis cúmplices e outros beneficiários do esquema. A delegada ressaltou que este é mais um caso que expõe a fragilidade do controle urbano e a ousadia de criminosos de fora que veem no Rio uma praça aberta para golpes.