ExpoCiência Sul Fluminense, Um Dos Principais Encontros De Ciência, Tecnologia E Inovação Do Estado, é Aberta Em Volta Redonda

Tempo de leitura: 6 min


Programação vai até sábado (25), na Praça Rotary, embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília

Volta Redonda está recebendo um dos principais encontros de ciência, tecnologia e inovação do estado do Rio de Janeiro. A ExpoCiência Sul Fluminense, com apoio da prefeitura, acontece até sábado (25), das 9h às 18h, na Praça Rotary, embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília. A entrada é gratuita.

O destaque desta edição é a 1ª MostraSulF – Feira de Ciências, Tecnologia, Saberes Tradicionais e Inovação do Sul Fluminense, que reúne 52 trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes da educação básica. Além disso, o público também pode conhecer projetos inovadores apresentados por instituições como IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), UFF (Universidade Federal Fluminense), Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Instituto Ciência Hoje (ICH), Vírgula Hub de Inovação e outras parceiras.

“A gente trouxe uma parte da nossa inovação, que são os óculos de realidade virtual. Aqui, os jovens estão descobrindo o perfil empreendedor deles através de um jogo, criado pelo Sebrae especialmente para gente”, afirmou Emily Carelli, do Vírgula Hub de Inovação.

A programação inclui ainda o Ciência na Praça, que leva experiências científicas interativas, jogos, experimentos e atrações como o Planetário Oberon, que proporciona uma viagem pelo universo.

Marco Pacheco, professor do IFRJ e um dos organizadores do evento, afirmou que a iniciativa visa a popularização e a divulgação da ciência na região. “Nós estamos aqui representando a diversidade da cultura científica produzida na escola de educação básica, ensinos fundamental e médio, de escolas técnicas públicas e privadas. Nós somos um dos maiores eventos de ciência do estado, acontecendo na rua, junto do povo, isso é o mais importante”, disse.

Ana Clara Vidal e João Gabriel, alunos do IFRJ, campus Volta Redonda, levaram para o evento um projeto para desmistificar a física. “A gente está com um projeto que é uma prática de física em forma de brinquedo, para ficar mais didático e tirar o mito de que a física é muito difícil quando a gente está na escola. Mostrar que a física está presente todos os dias, em todos os lugares. As crianças gostam muito, é muito interessante para chamar a atenção, para o pessoal ver que é uma coisa mais didática, que está em uma forma mais divertida”, disse Ana Clara.

“É muito importante isso. Tem gente que acha que é uma coisa difícil, só que na verdade não é, é só falta de uma explicação boa”, destacou João Gabriel.

O secretário municipal da Juventude, Munir Francisco Filho, ressaltou que a ExpoCiência representa muito mais do que uma vitrine de projetos e pesquisas. “É um espaço de aprendizado, inspiração e oportunidades, especialmente para a nossa juventude. Ela aproxima nossos jovens do conhecimento científico e tecnológico, estimula o pensamento crítico e criativo, e desperta vocações que serão fundamentais para o futuro da nossa cidade.”

Palestras e mesas-redondas

Paralelamente às atividades na praça, o evento conta com palestras e mesas-redondas no auditório da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), que fica no mesmo prédio da Biblioteca Municipal, abordando temas ligados à ciência, tecnologia, inovação e oportunidades de carreira, promovendo a aproximação entre estudantes, educadores, pesquisadores e a comunidade.

Nesta sexta-feira (24), às 13h, haverá palestra sobre Lei de Inovação e Incentivos Ficais, com Paulo Altomare, do PDI Expert. Às 14h, Masterclass de Física de Partículas, com a Drª Márcia Begalli, da Uerj. A programação segue às 15h, com a mesa-redonda “Educação Inclusiva – Como a tecnologia pode ajudar”, com Marcelle, do IFRJ, como mediadora; às 16h, “Pop Ciência e Mais Ciência na Escola”, com Cláudia Maya, do MCTI, e Andrea Soutto, da UFF; e termina às 17h, com “Oportunidades de Empreendedorismo e Jogos Digitais”, com o secretário municipal da Juventude, Munir Francisco Filho, além do subsecretário da Sejuv, Sérgio Loureiro, e Márcio Filho.

Premiação

A cerimônia de premiação da MostraSulF, com apoio cultural do Instituto Ciência Hoje, será no dia 25 (sábado), na sede da Secretaria de Cultura. O evento terá a apresentação da peça teatral “A intrépida revoada de Maçarica e Batuíra”, com intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), reforçando o compromisso com a inclusão.

A Prefeitura de Volta Redonda apoia a realização da ExpoCiência Sul Fluminense, reforçando seu compromisso com a educação, a inovação e o desenvolvimento econômico e social da região.

Fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR.

Pin It



Com informações da fonte
https://voltaredonda.rio.br/expociencia-sul-fluminense-um-dos-principais-encontros-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao-do-estado-e-aberta-em-volta-redonda/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *