Exoneração em massa: quatro secretários da Prefeitura do Rio voltam à Câmara nesta terça para reforçar votação do aumento da Cosip

Tempo de leitura: 3 min


Os secretários municipais de Meio Ambiente, Tainá de Paula (PT); Envelhecimento Saudável, Felipe Michel (PP), Proteção e Defesa dos Animais, Luiz Carlos Ramos (PSD); e Economia Solidária, Márcio Santos (PV) foram exonerados pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) no Diário Oficial desta terça-feira (09).

O objetivo é reforçar a tropa governista na votação do projeto que prevê aumento da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), o que deve mexer — e, em alguns casos, muito — na conta de luz dos cariocas. A votação deve acontecer em sessão extraordinária, ainda esta semana.

Instalação de hospital em Botafogo está na pauta de hoje na Câmara

Dez meses após dar entrada na Câmara dos Vereadores, o projeto de lei complementar que permite a instalação de um hospital da Prevent Sênior em Botafogo está na pauta de votações desta terça-feira.

O projeto conta com um ambiente favorável para aprovação na Câmara, mas já causou muita polêmica com a associação de moradores de Botafogo — que lembra a proibição de construção de novos hospitais no bairro, que consta do novo Plano Diretor.

O hospital deve ocupar os imóveis localizados na Avenida Pasteur 138 e 146 (antigas sedes da empresa de tecnologia IBM entre 1980 e 2021).

Reunião sobre a Cosip terminou sem consenso

Na semana passada, a Câmara do Rio fez duas reuniões sobre a Cosip. Mas não houve consenso.

A ideia do presidente da Casa, vereador Carlo Caiado (PSD), era intensificar o diálogo e amarrar as pontas com o executivo, autor da proposta; os vereadores; e a Federação das Indústrias do Estado (Firjan). O próprio Caiado comandou o encontro com os empresários — que protestam contra o aumento.

Uma das possibilidades avaliadas, para acalmar a turma da indústria, foi apresentar uma emenda estabelecendo um teto para a cobrança da contribuição — e, assim, evitar que pequenos empresários sejam onerados em excesso pela iluminação pública.Executivo não esclarece dúvidas sobre novo cálculo da contribuição para a iluminação pública

Já com representantes do governo foram discutidos detalhes técnicos sobre a composição da contribuição. Participaram o secretário de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima, e o chefe de gabinete do prefeito, Fernando Dionísio, além de procuradores do município. Todos a postos para tentar explicar como vai ficar a taxa de iluminação pública. Mas, ao que tudo indica, sem sucesso.

Os nobres, principalmente os da oposição, dizem ter saído dos encontros com mais dúvidas do que tinham ao entrar. A conferir em plenário.



Conteúdo Original

2025-09-09 07:40:00

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *