Neste domingo (23), o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) será aplicado em todo o Brasil. Milhares de alunos de instituições públicas e privadas do ensino superior no Rio de Janeiro estão inscritos na prova, que é destinada aos integrantes de cursos de bacharelado e de cursos superiores de tecnologia. O exame é obrigatório para os inscritos e tem o objetivo de monitorar a qualidade da graduação no país.
Na edição de 2025, estudantes que cursaram 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso; que não tinham previsão de colação de grau até 31 de agosto de 2025 e aqueles com previsão de conclusão do curso até julho de 2026 foram inscritos na área de bacharelado. Na parte de tecnologia, estudantes que cursaram 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso; que não tinham previsão de colação de grau até 31 de agosto de 2025 e aqueles com previsão de conclusão do curso até dezembro de 2025 vão realizar o exame.
Na área de bacharelado, serão avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda e relações internacionais. Já para os cursos superiores de tecnologia, o exame abrangerá as áreas de design gráfico, gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.
Mais informações sobre a realização do Enade
A aplicação do Enade seguirá o horário oficial de Brasília e os locais de prova terão a abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h. A prova terá início às 13h30 e término às 18h Os participantes deverão apresentar um documento oficial de identificação com foto. Aqueles que desejarem sair com o espaço para anotação das questões, documento que contém o código alfanumérico de confirmação de presença, deverá permanecer na sala por, no mínimo, duas horas.
Os estudantes deverão realizar a prova do Enade com uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O uso de óculos escuros, chapéus, bonés viseiras é proibido; todos os aparelhos eletrônicos devem ser desligados e guardados nos envelopes distribuídos pelos fiscais; o uso de relógio também é proibido. Todas as regras estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os inscritos no Enade podem acessar o cartão de confirmação e o local de prova no site do Inep. O instituto recomenda que os participantes saiam de casa com antecedência para minimizar possíveis transtornos nos deslocamentos.

