Espetáculo ‘Cinderella’ Celebra 20 Anos Do Projeto Ballet Educação, Em Volta Redonda

Tempo de leitura: 4 min


Fim de semana foi marcado por emoção e homenagens em apresentações no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr., no bairro Laranjal

A emoção tomou conta do público que esteve presente no último fim de semana no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr., no bairro Laranjal, em Volta Redonda, para as apresentações do ballet “Cinderella”, em comemoração aos 20 anos do projeto Ballet Educação, da Secretaria Municipal de Educação (SME). O espetáculo contou com a participação do bailarino solista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Emerson Matheus, e homenagens a figuras importantes na história do projeto.

Cerca de 108 alunos da sede do projeto, na Escola Municipal Minas Gerais, no Retiro, em duas apresentações, no sábado (25) e no domingo (26), levaram ao palco uma adaptação de um dos contos de fadas mais conhecidos do mundo. A escolha do ballet “Cinderella” para as comemorações dos 20 anos foi da idealizadora Izabel Santos Leal, que faleceu em maio deste ano, pois foi o primeiro espetáculo apresentado pelo projeto após a sua fundação, em 2005. Além disso, o evento também contou com a apresentação do curso de contemporâneo do projeto, que homenageou a professora Izabel com uma miniapresentação intitulada “Saudade”.

Além de Izabel, outras pessoas importantes para a criação e o desenvolvimento do Ballet Educação foram homenageadas: a professora idealizadora, Ana Angélica; e Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção, a Tetê, ex-secretária de Educação de Volta Redonda, que faleceu em 2022.

O secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai, falou sobre a importância do projeto e das vidas transformadas através dele. “Há duas décadas, um sonho começou a ganhar forma, o de oferecer às nossas crianças e jovens a oportunidade de expressar-se pela arte, descobrindo seu potencial, sua sensibilidade e sua disciplina por meio da dança. Hoje, ao olharmos para trás, vemos quantas vidas foram transformadas por esse projeto”, disse.

A coordenadora do projeto Ballet Educação, Cleide Marques Ferreira, lembrou o ano difícil após a partida da professora Izabel, mas que o sentimento final é de dever cumprido. “Essas apresentações são de suma importância, pois é o ponto alto do projeto, é onde as crianças podem mostrar tudo o que foi aprendido durante o ano. Esse ano, cheio de contratempos, foi um ano muito difícil, mas mostramos que, apesar das adversidades, conseguimos manter a eficiência e qualidade do ensino do ballet clássico. As apresentações foram mais que especiais pelo reconhecimento e gratidão prestados às profissionais que impulsionaram o projeto e que fizerem ele ser o que é hoje”, declarou.

A assessora do departamento pedagógico da SME, Rosana Ramos, ressaltou que muitos alunos já seguiram carreira na dança ou conquistaram bolsas de estudo em escolas renomadas graças à base oferecida pelo projeto. “Falar do Ballet Educação me emociona muito. Fico bastante feliz pelo professor Osvaldir mantê-lo sobre meus cuidados”, afirmou.

Baile da Realeza

Ainda em comemoração aos 20 anos, o projeto reuniu, nos dias 18 e 19 de outubro, 300 alunos das escolas municipais Professor Wladir de Souza Telles, Mato Grosso, Pernambuco e Professora Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção, para apresentações do espetáculo “Baile da Realeza”, também no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr.

O projeto

O projeto Ballet Educação é voltado ao ensino de Ballet Clássico e Dança Contemporânea, e atende 450 alunos do 1º ao 9º ano da rede municipal de ensino. As aulas acontecem na sede do projeto, na Escola Municipal Minas Gerais, no Retiro; e em escolas municipais de ensino integral.

Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.

Pin It



Com informações da fonte
https://voltaredonda.rio.br/espetaculo-cinderella-celebra-20-anos-do-projeto-ballet-educacao-em-volta-redonda/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *