Auto da Fundação da Cidade do Rio
O espetáculo integra a programação do evento Celebra Rio: Cariocas Abençoados por Deus, promovido pela Arquidiocese do Rio, em parceria com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e o Governo do Estado. O projeto marca os 450 anos da criação da Prelazia de São Sebastião do Rio de Janeiro, posteriormente elevada a arquidiocese. Escrito e dirigido por Luís Fernando Bruno, o espetáculo narra a fundação da cidade por Estácio de Sá e a instituição da prelazia. São dois atos: o primeiro, no contexto colonial, quando se consolidava a cidade e a presença da Igreja Católica. Depois, em um salto temporal, apresentam um Rio reconfigurado pela força da cultura religiosa e devocional. Entrelaçado por canções populares e religiosas.
Catedral Metropolitana de São Sebastião. Avenida República do Chile, 245, Centro. Sáb. (6), 17h30. Grátis.
Boteco do Norte
Em sua segunda edição, o evento reúne comida de boteco e atrações de samba. Bar da Portuguesa, Bode Cheiroso, Enchendo Linguiça, Encarnado e La Plancha são alguns dos participantes. Sexta (5), às 20h, tem apresentação do Cacique de Ramos. No sábado (6), é a vez do Samba do Xoxó, às 19h30. No domingo (7), encerrando a programação musical, Gabriel da Muda se apresenta às 19h30. Na abertura dos shows, Mariana Cunha.
NorteShopping. Estacionamento G3. Avenida Dom Hélder Câmara, 5474, Cachambi. Sex. (5) a dom. (7), 13h/22h. Grátis.
Choro da Gávea
O evento recebe o grupo Água de Moringa, formado por André Boxexa, Jayme Vignoli, Marcilio Lopes, Lucas Porto, Luiz Flavi Alcofra e Rui Alvim. A apresentação conta com as participações especiais de Andrea Ernest Dias, Marcos Sacramento e Pedro Miranda.
Praça Santos Dumont, Gávea. Sáb. (6), 16h. Grátis.
Festival Arretado
O evento de cultura e gastronomia nordestina reúne shows, apresentações de dança, rodas de capoeira, feira de artesanato e, claro, comidas típicas. O chef paraibano Batista, do programa Mestre do Sabor, marca presença com seu restaurante Do Batista.
Park Jacarepaguá. Estrada de Jacarepaguá, 6069, Anil. Sex. (5), 17h. Sáb. (6) e dom. (7), 12h. Grátis.
Festival Brasilidades
O evento reúne música, teatro infantil, dança, gastronomia, artesanato e literatura, valorizando tradições de diferentes regiões brasileiras. No sábado (6), as atrações são a peça peça infantil Nossa Floresta, com a cia. de teatro de bonecos Papa Vento (11h); show de Carimbó com Letto e o Baile Norteado (12h) e o espetáculo Da Bossa Nova ao Samba, com Fhernanda Fernandes (15h). No domingo (7), a programação traz a Folia de Reis Penitentes do Santa Marta (10h); a peça Como Nasceu a Noite, com a cia. de teatro de bonecos Papa Vento (11h); apresentação de folclore gaúcho com o grupo Eco Legüero (12h) e o show Banda Áfrika Canta a Bahia (15h).
Museu da República. Rua do Catete, 153. Sáb. (6) e dom. (7), 9h/18h. Grátis.
O Fuxico
A feira reúne expositores de moda, artesanato, cervejas artesanais e comidas de rua, além de oficinas, atrações infantis e shows que vão do rock ao pagode, passando pelo choro.
Praça Nossa Senhora da Paz, Ipanema. Sáb. (6) e dom. (7), 12h/20h. Grátis.
Junta Local
A feira gastronômica de pequenos produtores locais ocupa o trecho da rua de Botafogo entre as ruas Conde de Irajá e Martins Ferreira uma vez por mês. Além de opções de comidinhas de diversas origens, vinho, cerveja e mais, o evento conta com a roda de choro do Quarteto Oiti e a discotecagem do trio Juntos com Certeza.
Rua Capistrano de Abreu, Botafogo. Dom. (7), 10h/17h. Grátis.
Compartilhe essa matéria via:
Lançamento do livro Ney Matogrosso: O Bicho do Mato
O evento de lançamento da biografia infantil terá a presença dos autores Chris Fuscaldo e Camilo Solano, e da ilustradora por Isabela Sultani, que irão autografar os exemplares vendidos, além da presença do próprio Ney Matogrosso, que completou 84 anos no mês passado.
Livraria da Travessa. Shopping Leblon. Avenida Afrânio de Melo Franco, 290/loja 2054. Dom. (7), 18h30. Grátis.
Mostra de Cinema Peruano
A programação celebra o cinema contemporâneo do Peru, com uma seleção de filmes que exploram temas sociais, históricos e ambientais. Entre os destaques, estão Ainbo: O Espírito da Amazônia (2021), de Jose Zelada e Richard Claus, que ganhou o Prêmio Platino de Melhor Filme de Animação em 2022, com sessões neste sábado (6) e neste domingo (7), às 15h, e Manco Cápac (2021), de Henry Vallejo, vencedor dos Prêmios Apreci.
CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Programação completa pelo site do CCBB. Até segunda (8). Grátis. Retirada de ingressos a partir das 9h do dia da sessão, no site ou na bilheteria.
Olho Samba Jazz
Fundado em 1997 com o nome de No Olho da Rua, o quinteto, que ficou conhecido pelas apresentações no calçadão de Ipanema, é formado por Alexandre Berreldi (baixo), Gustavo Schnaider (bateria), Nito Lima (guitarra), Paulo Rego (sax soprano, sax alto e flauta) e Renan Francioni (teclados). No projeto Sextas Instrumentais, o grupo apresenta as canções mais emblemáticas de seu repertório, como No Olho da Rua e Sempre Bossa Nova, ambas composições de Paulo Rego, além de releituras, como Na Baixa do Sapateiro (Ary Barroso) e O Morro Não Tem Vez (Tom Jobim e Vinicius de Moraes). O show conta com as participações de Julio Merlino (sax tenor) e Alberto Rosenblit (teclado).
Espaço Cultural BNDES. Avenida República do Chile, 100, Centro. Sex. (5), 19h. Grátis. Ingressos pelo site do espaço.
Palavra Líquida
Celebrando sua primeira década, o projeto traz a palavra em diálogo com música, dança, circo, literatura, audiovisual e artes visuais, sob o tema Tempo e Festa. A programação ocupa nove unidades do Sesc RJ. A abertura, no Sesc Copacabana, será com a intervenção de dança Gorila de Saco: Cultura Popular em Diálogo, que evoca essa tradição do Carnaval do subúrbio carioca, de foliões com fantasias feitas com milhares de tiras de sacolas plásticas e máscaras assustadoras. Também integram a programação as conferências da escritora equatoriana Yuliana Ortiz Ruano e do cantor, compositor e escritor baiano Tiganá Santana, que também apresenta um show. Sua música dialoga com as culturas africanas e afro-diaspórica. A programação completa pode ser vista no site do Sesc.
Sesc Copacabana. Rua Domingos Ferreira, 160. Sex. (5), 18h. Grátis. Programação completa no site do Sesc.
Parada 7
Em sua quarta edição, o evento abre a programação da primeira Semana de Arte e Cultura do Rio de Janeiro, reunindo artistas visuais, músicos, poetas, atores e dançarinos. Com o tema Imagine Um Mundo Novo — Bandeiras da Utopia, o cortejo — que sai do MAM e vai até o Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica — apresenta cem bandeiras criadas por artistas visuais que depois ficarão em exposição até novembro. Pela primeira vez, o Parada 7 terá a participação de artistas estrangeiros de países do Brics, além de nomes consagrados como Ernesto Neto, Cildo Meireles, Denilson Baniwa e Lenora de Barros.
Saída: Museu de Arte Moderna. Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo. Dom. (7), 15h. Grátis.
Samba da Feira
O Polo Novo Rio Antigo estreia o projeto, que passa a integrar a programação fixa da Feira Rio Antigo e abre a programação de comemoração dos trinta anos, celebrados em outubro. A estreia traz uma roda de samba comandada por Pedro Ivo, com as participações especiais de Inácio Rios e Renato da Rocinha, além dos sets do DJ Daniel nos intervalos. Além disso, todo primeiro sábado do mês, a Praça Emilinha Borba recebe o Lavradio Musical, projeto que também integra a programação da feira. Neste sábado (6), quem sobe ao palco é Nana Kozak, com o show Elas por Elas.
Rua do Lavradio, Centro. Sáb. (6), 10h/19h. Grátis.
Unidos de Vila Isabel na Pedra do Sal
Os três finalistas da disputa de samba-enredo da escola para o Carnaval de 2026 irão se apresentar na Pedra do Sal, onde a escola lançou seu enredo para o próximo ano. Isso porque o homenageado é o sambista e artista visual Heitor dos Prazeres (1898-1966), que participou da criação das primeiras escolas de samba do Rio e que batizou a Zona Portuária, onde fica a Pedra do Sal, de África em Miniatura, devido à comunidade negra que se estabeleceu na região, hoje conhecida como Pequena África, graças a ele. A final do samba, no entanto, será no dia 12 de setembro, na quadra da Vila.
Pedra do Sal. Rua Argemiro Bulcão, Saúde. Sáb. (6), 15h. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui