É grátis! Samba da Feira estreia na Rua do Lavradio

Tempo de leitura: 11 min


Auto da Fundação da Cidade do Rio

O espetáculo integra a programação do evento Celebra Rio: Cariocas Abençoados por Deus, promovido pela Arquidiocese do Rio, em parceria com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e o Governo do Estado. O projeto marca os 450 anos da criação da Prelazia de São Sebastião do Rio de Janeiro, posteriormente elevada a arquidiocese. Escrito e dirigido por Luís Fernando Bruno, o espetáculo narra a fundação da cidade por Estácio de Sá e a instituição da prelazia. São dois atos: o primeiro, no contexto colonial, quando se consolidava a cidade e a presença da Igreja Católica. Depois, em um salto temporal, apresentam um Rio reconfigurado pela força da cultura religiosa e devocional. Entrelaçado por canções populares e religiosas.

Catedral Metropolitana de São Sebastião. Avenida República do Chile, 245, Centro. Sáb. (6), 17h30. Grátis.

Boteco do Norte

Em sua segunda edição, o evento reúne comida de boteco e atrações de samba. Bar da Portuguesa, Bode Cheiroso, Enchendo Linguiça, Encarnado e La Plancha são alguns dos participantes. Sexta (5), às 20h, tem apresentação do Cacique de Ramos. No sábado (6), é a vez do Samba do Xoxó, às 19h30. No domingo (7), encerrando a programação musical, Gabriel da Muda se apresenta às 19h30.  Na abertura dos shows, Mariana Cunha.

NorteShopping. Estacionamento G3. Avenida Dom Hélder Câmara, 5474, Cachambi. Sex. (5) a dom. (7), 13h/22h. Grátis.

Choro da Gávea

O evento recebe o grupo Água de Moringa, formado por André Boxexa, Jayme Vignoli, Marcilio Lopes, Lucas Porto, Luiz Flavi Alcofra e Rui Alvim. A apresentação conta com as participações especiais de Andrea Ernest Dias, Marcos Sacramento e Pedro Miranda.

Praça Santos Dumont, Gávea. Sáb. (6), 16h. Grátis.

Continua após a publicidade

Festival Arretado

O evento de cultura e gastronomia nordestina reúne shows, apresentações de dança, rodas de capoeira, feira de artesanato e, claro, comidas típicas. O chef paraibano Batista, do programa Mestre do Sabor, marca presença com seu restaurante Do Batista.

Park Jacarepaguá. Estrada de Jacarepaguá, 6069, Anil. Sex. (5), 17h. Sáb. (6) e dom. (7), 12h. Grátis.

Festival Brasilidades

O evento reúne música, teatro infantil, dança, gastronomia, artesanato e literatura, valorizando tradições de diferentes regiões brasileiras. No sábado (6), as atrações são a peça peça infantil Nossa Floresta, com a cia. de teatro de bonecos Papa Vento (11h); show de Carimbó com Letto e o Baile Norteado (12h) e o espetáculo Da Bossa Nova ao Samba, com Fhernanda Fernandes (15h). No domingo (7), a programação traz a Folia de Reis Penitentes do Santa Marta (10h); a peça Como Nasceu a Noite, com a cia. de teatro de bonecos Papa Vento (11h); apresentação de folclore gaúcho com o grupo Eco Legüero (12h) e o show Banda Áfrika Canta a Bahia (15h).

Museu da República. Rua do Catete, 153. Sáb. (6) e dom. (7), 9h/18h. Grátis.

O Fuxico

A feira reúne expositores de moda, artesanato, cervejas artesanais e comidas de rua, além de oficinas, atrações infantis e shows que vão do rock ao pagode, passando pelo choro.

Continua após a publicidade

Praça Nossa Senhora da Paz, Ipanema. Sáb. (6) e dom. (7), 12h/20h. Grátis.

Junta Local

A feira gastronômica de pequenos produtores locais ocupa o trecho da rua de Botafogo entre as ruas Conde de Irajá e Martins Ferreira uma vez por mês. Além de opções de comidinhas de diversas origens, vinho, cerveja e mais, o evento conta com a roda de choro do Quarteto Oiti e a discotecagem do trio Juntos com Certeza.

Rua Capistrano de Abreu, Botafogo. Dom. (7), 10h/17h. Grátis.

Compartilhe essa matéria via:

Lançamento do livro Ney Matogrosso: O Bicho do Mato

O evento de lançamento da biografia infantil terá a presença dos autores Chris Fuscaldo e Camilo Solano, e da ilustradora por Isabela Sultani, que irão autografar os exemplares vendidos, além da presença do próprio Ney Matogrosso, que completou 84 anos no mês passado.

Continua após a publicidade

Livraria da Travessa. Shopping Leblon. Avenida Afrânio de Melo Franco, 290/loja 2054. Dom. (7), 18h30. Grátis.

Mostra de Cinema Peruano

A programação celebra o cinema contemporâneo do Peru, com uma seleção de filmes que exploram temas sociais, históricos e ambientais. Entre os destaques, estão Ainbo: O Espírito da Amazônia (2021), de Jose Zelada e Richard Claus, que ganhou o Prêmio Platino de Melhor Filme de Animação em 2022, com sessões neste sábado (6) e neste  domingo (7), às 15h, e Manco Cápac (2021), de Henry Vallejo, vencedor dos Prêmios Apreci.

CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Programação completa pelo site do CCBB. Até segunda (8). Grátis. Retirada de ingressos a partir das 9h do dia da sessão, no site ou na bilheteria.

Olho Samba Jazz

Fundado em 1997 com o nome de No Olho da Rua, o quinteto, que ficou conhecido pelas apresentações no calçadão de Ipanema, é formado por Alexandre Berreldi (baixo), Gustavo Schnaider (bateria), Nito Lima (guitarra), Paulo Rego (sax soprano, sax alto e flauta) e Renan Francioni (teclados). No projeto Sextas Instrumentais, o grupo apresenta as canções mais emblemáticas de seu repertório, como No Olho da Rua e Sempre Bossa Nova, ambas composições de Paulo Rego, além de releituras, como Na Baixa do Sapateiro (Ary Barroso) e O Morro Não Tem Vez (Tom Jobim e Vinicius de Moraes). O show conta com as participações de Julio Merlino (sax tenor) e Alberto Rosenblit (teclado).

Continua após a publicidade

Espaço Cultural BNDES. Avenida República do Chile, 100, Centro. Sex. (5), 19h. Grátis. Ingressos pelo site do espaço.

Palavra Líquida

Celebrando sua primeira década, o projeto traz a palavra em diálogo com música, dança, circo, literatura, audiovisual e artes visuais, sob o tema Tempo e Festa. A programação ocupa nove unidades do Sesc RJ. A abertura, no Sesc Copacabana, será com a intervenção de dança Gorila de Saco: Cultura Popular em Diálogo, que evoca essa tradição do Carnaval do subúrbio carioca, de foliões com fantasias feitas com milhares de tiras de sacolas plásticas e máscaras assustadoras. Também integram a programação as conferências da escritora equatoriana Yuliana Ortiz Ruano e do cantor, compositor e escritor baiano Tiganá Santana, que também apresenta um show. Sua música dialoga com as culturas africanas e afro-diaspórica. A programação completa pode ser vista no site do Sesc.

Sesc Copacabana. Rua Domingos Ferreira, 160. Sex. (5), 18h. Grátis. Programação completa no site do Sesc.

Parada 7

Em sua quarta edição, o evento abre a programação da primeira Semana de Arte e Cultura do Rio de Janeiro, reunindo artistas visuais, músicos, poetas, atores e dançarinos. Com o tema Imagine Um Mundo Novo — Bandeiras da Utopia, o cortejo — que sai do MAM e vai até o Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica — apresenta cem bandeiras criadas por artistas visuais que depois ficarão em exposição até novembro. Pela primeira vez, o Parada 7 terá a participação de artistas estrangeiros de países do Brics, além de nomes consagrados como Ernesto Neto, Cildo Meireles, Denilson Baniwa e Lenora de Barros.

Saída: Museu de Arte Moderna. Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo. Dom. (7), 15h. Grátis.

Continua após a publicidade

Samba da Feira

O Polo Novo Rio Antigo estreia o projeto, que passa a integrar a programação fixa da Feira Rio Antigo e abre a programação de comemoração dos trinta anos, celebrados em outubro. A estreia traz uma roda de samba comandada por Pedro Ivo, com as participações especiais de Inácio Rios e Renato da Rocinha, além dos sets do DJ Daniel nos intervalos. Além disso, todo primeiro sábado do mês, a Praça Emilinha Borba recebe o Lavradio Musical, projeto que também integra a programação da feira. Neste sábado (6), quem sobe ao palco é Nana Kozak, com o show Elas por Elas.

Rua do Lavradio, Centro. Sáb. (6), 10h/19h. Grátis.

Unidos de Vila Isabel na Pedra do Sal

Os três finalistas da disputa de samba-enredo da escola para o Carnaval de 2026 irão se apresentar na Pedra do Sal, onde a escola lançou seu enredo para o próximo ano. Isso porque o homenageado é o sambista e artista visual Heitor dos Prazeres (1898-1966), que participou da criação das primeiras escolas de samba do Rio e que batizou a Zona Portuária, onde fica a Pedra do Sal, de África em Miniatura, devido à comunidade negra que se estabeleceu na região, hoje conhecida como Pequena África, graças a ele. A final do samba, no entanto, será no dia 12 de setembro, na quadra da Vila.

Pedra do Sal. Rua Argemiro Bulcão, Saúde. Sáb. (6), 15h. Grátis.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

 

 



Conteúdo Original

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *