Ilya Sorokin, de 34 anos, conhecido como “Doutor Mal”, foi indiciado nesta semana por crimes de guerra cometidos durante o conflito militar na Ucrânia, iniciado em fevereiro de 2022.
O profissional da saúde, que não é médico como se supunha inicialmente, tornou-se notório entre as vítimas da Colônia Penal nº 10, na região de Mordóvia, uma república da Federação Russa.
Desmascarado em julho, Sorokin teria infligido choques elétricos, espancamentos brutais e humilhações sexuais depravadas em combatentes ucranianos aterrorizados.
Segundo vítimas do integrante do regime de Vladimir Putin, fingia realizar um “exame médico” antes de usar uma arma de choque em ucranianos capturados durante o conflito.
Ilya Sorokin foi apontado como responsável por ‘torturas sistemáticas’ de prisioneiros de guerra ucranianos na Colônia Penal nº 10
Reprodução
Sobreviventes descreveram a tortura como “sadismo sem sentido”, afirmando que Sorokin “fazia os prisioneiros latirem e rastejarem como cães, ou cantarem como galos”.
“Um prisioneiro de guerra latia especialmente bem e era obrigado a fazê-lo constantemente”, declarou um deles. Um outro comentou que a voz de Sorokin era “maníaca, estridente, indescritível”.
De acordo com a entidade Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP), que ouviu 50 prisioneiros ucranianos, Sorokin aplicava choques elétricos e espancamentos genitais em prisioneiros. Seus métodos de horror também incluíam tormento psicológico, que incluía execuções simuladas e canto forçado de hinos russos. Detentos doentes tiveram atendimento negado — um deles, com um dente podre, teve qualquer tratamento negado.
“Quase todos, relataram ter sido torturados e submetidos a violência física e psicológica implacável”, diz o relatório.
O Serviço de Segurança do Estado da Ucrânia (SBU) e a Polícia Nacional reuniram provas contra o torturador e agora buscam meios de capturá-lo. Sorokin vive na Rússia e supostamente é cercado por um aparato de segurança.
Sorokin mora em Potma, a apenas 30 quilômetros da colônia penal, onde já posou em uniforme militar, espalhou nostalgia soviética e apresentou esquetes cômicos grosseiros. Suas postagens online demonstram apoio inabalável à guerra da Rússia e um orgulho arrepiante por seu papel.
A república da Mordóvia é uma divisão da Federação Russa, situada na Planície Europeia Oriental (ou Planície Russa), na área entre os rios Oka e Sura. Sua capital é Saransk, com cerca de 300 mil moradores.
Com informações da fonte
https://extra.globo.com/blogs/page-not-found/post/2025/12/doutor-mal-do-regime-de-putin-e-indiciado-por-crimes-de-guerra.ghtml
'Doutor Mal' do regime de Putin é indiciado por crimes de guerra

Nenhum comentário
