Douglas Ruas nega composição com Eduardo Paes e confirma candidatura à reeleição

Tempo de leitura: 1 min

O secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, negou qualquer intenção de compor chapa com o prefeito Eduardo Paes na disputa pelo governo do Rio de Janeiro em 2026. A declaração foi dada com exclusividade ao programa Show do Raphael de França, da Rádio Manchete, nesta quinta-feira (23). A possível aliança vinha sendo atribuída a uma articulação conduzida pelo deputado federal Altineu Côrtes.

Douglas Ruas afirmou que pretende disputar a reeleição como deputado estadual pelo Partido Liberal (PL-RJ). “Não, essa informação não procede. No ano seguinte, serei candidato à reeleição para deputado estadual. As lideranças do PL vão tomar as decisões no momento certo, e tenho certeza de que farão o melhor para o Estado do Rio de Janeiro e para o nosso país. Mas eu, Douglas Ruas, serei candidato à reeleição”, declarou o secretário.

Atuação à frente da Secretaria das Cidades

Com pouco mais de dois anos à frente da pasta, Ruas faz um balanço positivo do trabalho desenvolvido para aproximar o governo estadual dos 92 municípios fluminenses. Criada em setembro de 2023 por iniciativa do governador Cláudio Castro, a Secretaria das Cidades surgiu com o objetivo de fortalecer a integração e ampliar o apoio técnico e financeiro às prefeituras com menor capacidade de investimento.

“Recebi o convite para ser o primeiro secretário e encarar o desafio de aproximar o governo das cidades, dando voz aos municípios e espaço para apresentarem seus projetos”, destacou.

Desde sua criação, a secretaria já direcionou cerca de R$ 1,5 bilhão em investimentos para obras e serviços em 41 municípios, quase metade do estado. O secretário ressaltou o reconhecimento do trabalho por parte dos prefeitos, destacando o papel da pasta como elo entre o governo estadual e as administrações locais.

“Nosso trabalho tem sido de integração e cooperação. O objetivo é que todos os 92 municípios do Rio de Janeiro sejam ouvidos e atendidos”, afirmou.

A secretaria também coordenou as conferências municipais preparatórias para a Conferência Estadual das Cidades, com adesão de 75 municípios, o que representa mais de 80% do território fluminense. Segundo Ruas, o engajamento demonstra o comprometimento dos gestores locais com o planejamento urbano e a melhoria da infraestrutura.

“O Estado do Rio terá papel relevante na Conferência Nacional das Cidades, contribuindo para a formulação do plano nacional de desenvolvimento urbano”, completou.

Parque RJ em São Gonçalo

Entre os principais projetos em andamento, Ruas destacou a revitalização da área do antigo piscinão de São Gonçalo, desativado em 2013. O espaço está sendo transformado em um parque urbano sustentável, coordenado pela Secretaria das Cidades.

O Parque RJ contará com áreas infantis, quadras esportivas, pista de skate e atletismo, equipamentos de ginástica e um anfiteatro com capacidade para 15 mil pessoas. O projeto também prevê uso de água de reúso na irrigação e uma piscina de cascata para o verão. A manutenção ficará a cargo da Águas do Rio, por meio de parceria público-privada, sem custos adicionais ao Estado.

“O projeto simboliza a recuperação de um espaço público importante, pensado para durar e atender todas as gerações”, afirmou o secretário.

Douglas Ruas informou ainda que a entrega do parque está prevista para 20 de dezembro, dependendo das condições climáticas.

“Estamos trabalhando intensamente para entregar esse importante equipamento público ainda neste verão. Se tudo correr bem, será um grande presente de Natal para São Gonçalo e toda a Região Leste Fluminense”, concluiu.

📻 Com informações da Rádio e do Portal da Manchete.

Compartilhe este artigo