Jongo da Serrinha
O grupo escolheu a data para dar início à nova turnê, Madureira, do Jongo ao Samba. Com três mulheres negras no vocal — Deli Monteiro, Lazir Sinval e Cida Santana —, o Jongo da Serrinha conta com a participação especial da Velha Guarda do Império Serrano nesta apresentação.
Arena Fernando Torres. Rua Bernardino de Andrade, 200, Madureira. Sex. (25), 19h. Grátis. Ingressos on-line esgotados, mas haverá a distribuição de 100 ingressos na porta, a produção recomenda chegar cedo.
Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB),
O centro cultural realiza uma programação especial em homenagem às mulheres negras neste domingo (27). As atrações começam às 11h, no auditório do museu, onde acontece uma sessão especial do Cineclube Quase Catálogo, com uma curadoria de curtas voltados ao público infantil. Paralelamente, no espaço interno, acontece a oficina Squel — Bailado de Porta-Bandeira, com a participação de Squel Jorgea, porta-bandeiras da Portela. Às 14h, DJ Fran assume o som. Em seguida, é a vez do primeiro set do Samba da Dida, das 15h às 16h. O segundo acontece das 16h40 às 18h, e o terceiro e último, das 18h30 às 19h30, com a participação especial das cantoras Fabíola Machado e Érica Santos, ao lado de Maryzelia Conceição, que estará presente durante toda a roda. O evento ainda terá opções gastronômicas como feijoada e churrasquinho, além de um estande da marca Massai, da estilista Stefani Nascimento, com venda de looks afro contemporâneos.
Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa. Dom. (27), 11h/20h. Entrada colaborativa.
Mostra +
O festival de música traz um line-up todo composto por mulheres negras. Juliane Gamboa presta homenagem a elas, trazendo as músicas do projeto Jazzwoman, uma mistura de jazz, blues e ritmos brasileiros. Representando uma nova geração da MPB, Taís Feijão mistura força ancestral com sonoridades pop, urbanas e contemporâneas, em seu show Brasilidades. E, por fim, roda de samba com Carol Cardoso aposta nos clássicos e sucessos do gênero recentes. Nos intervalos, a DJ Bombs comanda o som.
Colônia Juliano Moreira. Estrada Rodrigues Caldas, 3400, Jacarepaguá. Sáb. (26), 14h/20h. Grátis.
Museu do Samba
Nesta sexta (25) e sábado (26), o museu terá 50% de desconto para todas as mulheres e suas famílias (até quatro acompanhantes). Atualmente, está em cartaz a exposição A Força Feminina do Samba, que exalta grandes matriarcas do samba do passado e do presente, além de seus legados para a cultura do samba e o Carnaval. O ingresso dá direito a visitar quatro outras mostras em cartaz. Além disso, no sábado (26), acontecem dois eventos gratuitos: um aulão de samba no pé com a rainha de bateria da Portela, Bianca Monteiro (10h), e o seminário Arte Delas, que marca o lançamento do projeto homônimo, focado em capacitação de mulheres negras para gestão de carreiras artísticas (14h).
Rua Visconde de Niterói, 1296, Mangueira. Ter. a sáb., 10h/17h. R$ 10,00 (meia-entrada) e R$ 20,00. Grátis para estudantes da rede pública, crianças até 5 anos de idade, guias turísticos e moradores do entorno da Mangueira. Nesta sexta (25) e sábado (26), meia-entrada para as mulheres e até quatro acompanhantes.
Sesc Cocotá
A unidade do Sesc preparou uma programação especial gratuita para a data. Nesta sexta (25), às 14h, acontece um bate-papo sobre letramento racial com a pedagoga Andressa dos Santos Leite. No sábado (26), das 10h às 16h, de acontecem a oficina de turbante, na qual o público irá conhecer as origens e significados do turbante e de que forma o fazer à mão conecta-se com a ancestralidade, e e bonecas macramê. Além disso, está em cartaz a mostra Guia da Folia: Caminhos Antirracistas no Carnaval, que foi exibida na Sapucaí este ano. Com ilustrações criadas pelo artista visual Luang Senegambia, por meio da técnica de colagem digital, ela apresenta o conteúdo do Guia Antirracista do Sesc RJ.
Praia de Cocotá, 82, Ilha do Governador. Ter. a sex., 9h/20h. Sáb. e fer., 9h/18h. Grátis.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui