Deputado Yuri Moura (PSOL) será julgado nesta segunda (23) em ação movida por Cláudio Castro

Tempo de leitura: 3 min


O deputado Yuri Moura (PSOL) será julgado na próxima segunda-feira (23) pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro em ação criminal movida por Cláudio Castro (PL). O processo foi aberto depois da divulgação de um vídeo gravado em Petrópolis, em 2023, no qual Yuri fez ataques diretos ao governador enquanto comentava as obras de contenção na Rua Nova, realizadas após a tragédia das chuvas de 2022.

Na gravação, o deputado afirmou: “eu sabia que o governador era corrupto e também caloteiro, porque não paga aluguel social e não paga a Gratificação de Risco dos policiais e bombeiros. Mas eu não sabia que ele era porco também. Isso aqui é uma verdadeira porcaria”.

A queixa-crime sustenta que o parlamentar extrapolou o direito à crítica política ao imputar crimes e proferir ofensas pessoais contra Castro. O órgão especial do TJ aceitou a denúncia, e Yuri se tornou réu.

O caso chegou a ser retirado de pauta no mês passado, após mobilização de aliados do deputado. Um manifesto em defesa de Yuri circula nas redes sociais com críticas ao que apoiadores classificam como “tentativa de intimidação da atividade parlamentar”.

Em declarações públicas, Yuri afirma que as falas ocorreram no contexto de fiscalização de obras e nega ter cometido crime. O governo estadual não comenta processos em andamento.

Obra de mais de R$ 80 milhões está no centro da ação

A controvérsia envolve um contrato emergencial firmado pelo Estado, em maio de 2022, para obras de contenção no Complexo da Rua Teresa, incluindo a Rua Nova. O valor inicial superou R$ 80 milhões.

Depois da conclusão das intervenções, moradores relataram problemas estruturais, como corrosão de estruturas e erosão da encosta. O caso também é alvo de ação civil pública do Ministério Público, que aponta falhas de drenagem e inconclusão de serviços.

Segundo Yuri, a ação judicial faz parte de uma perseguição política: “sou o único deputado processado pelo governador, não atoa, mas por fazer oposição e denunciar absurdos! Nossa revolta é com as obras mal feitas após tragédias em minha cidade. Obras milionárias, emergenciais, que ainda deixam a população em risco. As chuvas estão aí e o governador, ao invés de consertar a obra, processou quem a fiscalizou por pedido das famílias vítimas!”, disse.



Com informações da fonte
https://temporealrj.com/deputado-yuri-moura-psol-sera-julgado-nesta-segunda-23-em-acao-movida-por-claudio-castro/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *