Parlamentar reage após prefeito do Rio declarar que pode caminhar com o Partido Liberal na disputa pelo governo do estado
A possível aliança entre o Partido Liberal (PL) e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), nas eleições estaduais de 2026, gerou turbulência dentro da legenda neste fim de semana. O deputado estadual Filippe Poubel (PL) afirmou que deixará o partido caso a parceria com Paes se concretize.
“Se isso acontecer, meu ciclo no PL acaba na hora”, declarou o parlamentar em suas redes sociais neste domingo (26). Poubel é um dos principais nomes da bancada do PL na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) e tem se destacado por sua defesa de pautas conservadoras e alinhamento ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
A reação do deputado veio após uma fala de Eduardo Paes durante o evento de filiação do deputado federal Luciano Vieira ao PSDB, realizado no sábado (25), no Music Hall, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Dirigindo-se ao deputado federal Altineu Côrtes, presidente estadual do PL, Paes afirmou que pretende “caminhar com o PL” na corrida ao Palácio Guanabara em 2026.
A declaração, que indicaria uma tentativa de aproximação com a legenda bolsonarista, não foi bem recebida por setores mais ideológicos do partido.
Poubel reforçou que não aceita uma composição com Paes, a quem critica por representar, segundo ele, “a velha política”. O deputado deve lançar o filho como candidato a deputado federal, em 2026
