O Flamengo não contará com Léo Ortiz na tarde de hoje para enfrentar o Juventude, a partir das 16h, pela 23ª rodada do Brasileirão. O zagueiro está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e Filipe Luís terá de escalar Léo Pereira e Danilo como dupla no setor em Caxias do Sul. A situação ainda não é exatamente grave, mas expõe novamente o cobertor curto que o clube optou por ter em sua retaguarda nesta temporada.
Na prática, apenas este trio vem sendo utilizado na zaga, já que os jovens como João Victor e Cleiton recebem raras oportunidades. Léo Ortiz e Léo Pereira lideram com folga, estando entre os três nomes que mais somam minutos em campo (3.647 em 43 jogos, e 3.630 em 41 jogos, respectivamente) entre todo o elenco do Flamengo em 2025, atrás apenas do goleiro Rossi (3.960).
Os dois são peças-chave em uma equipe destacadamente sólida na defesa e armas surpresa no ataque, com cada um tendo quatro gols. E para benefício do Flamengo, não se machucam, o que permite esta sequência.
A situação é inversa à de Danilo, contratado neste ano e com apenas 1.332 minutos disputados em 18 jogos até o momento. Foram três lesões musculares na coxa direita desde o início de fevereiro, fator que o impede de ser uma peça sempre disponível para Filipe Luís.
Léo Ortiz comemora gol em Flamengo x Atlético-MG com Pedro e Léo Pereira
Gilvan de Souza/Flamengo
Mesmo diante desse contexto no qual apenas dois nomes podem jogar em grande parte do tempo, treinador e diretoria optaram por não contratar mais zagueiros para o elenco. O único defensor adquirido na janela do meio de ano foi o lateral-direito Emerson Royal.
— Acredito que a última linha é um lugar muito delicado. Existem momentos para colocar os jogadores e eu não senti que esse é o momento. Pelo que a equipe vive, o que estamos lutando, a dificuldade que tem os jogos pela frente… Os dois jogadores (Léo Ortiz e Pereira), até agora, a fisiologia nos deu bastante segurança de que aguentam a sequência. Enquanto isso acontecer, estou tentando manter essa dupla de zaga que está tão entrosada — disse Filipe Luís após o empate com o Ceará, no dia 3 de agosto.
Jovens apenas em emergência
Enquanto isso, jogadores jovens são deixados de lado. Cleiton, com seis jogos feitos no ano — cinco no Carioca e um no Brasileirão —, deve deixar o clube no fim da temporada após o encerramento de seu contrato. João Victor, constantemente convocado pela seleção sub-20, foi titular nos dois jogos da 3ª fase da Copa do Brasil contra o Botafogo-PB, mas não engrenou. Iago, destaque na final do Mundial sub-20 contra o Barcelona, não tem nenhum jogo pelo profissional no ano.
O discurso de Filipe até agora é de que usará estes nomes apenas em uma situação de emergência, em uma mistura de falta de confiança e proteção:
— Sei que, se precisar, tenho Cleiton, João e Iago. Claro que eles vão entrar em um momento crucial da temporada, onde qualquer falha… como acontece com os Léos e o Danilo… não sei se teriam o perdão. Nessa posição, é muito difícil achar o momento para colocar. Mas, se precisar eu confio neles.
Parte da torcida também já discutir a possibilidade de usar Alex Sandro na zaga, mas o lateral-esquerdo nunca atuou improvisado no Flamengo, e é outro jogador que tem frequentado o departamento médico. Neste momento, se recupera de lesão na panturrilha esquerda.
Com informações da fonte
https://extra.globo.com/esporte/flamengo/noticia/2025/09/danilo-ganha-vaga-no-flamengo-diante-do-juventude-mas-ausencia-de-leo-ortiz-expoe-cobertor-curto-na-zaga.ghtml
Danilo ganha vaga no Flamengo diante do Juventude, mas ausência de Léo Ortiz expõe cobertor curto na zaga
Nenhum comentário