Com balneabilidade liberada, praias de Botafogo e do Flamengo lotam em sábado de calorão

Tempo de leitura: 3 min




Todas as praias das zonas Sul e Oeste do Rio, e de Niterói, próprias para banho — pela primeira vez desde 2023, segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) — e os cariocas aproveitaram o calorão deste sábado (20), o último do inverno, para dar um mergulho. Nesta manhã, equipes do GLOBO avistaram vários banhistas em praias que nem sempre ficam próprias para banho, como a de Botafogo, do Flamengo e da Glória.
Dia da Limpeza: voluntários recolhem 300 quilos de lixo da Praia do Flamengo
Por mais respeito: orla de Copacabana será palco da 18ª Caminhada de Combate à Intolerância Religiosa neste domingo
Quem passou por essas orlas nesta manhã aproveitou para se refrescar nas águas da Baía de Guanabara, curtir uma sombra embaixo do guarda-sol e até brincar com o pet. O destaque foi a Praia do Flamengo, que estava lotada de banhistas e barracas no começo da tarde.
E a cena tem tudo para se repetir neste domingo (21). Apesar de ser o último fim de semana de inverno, o Rio promete dias de calorão. Segundo o Climatempo, as máximas devem chegar a 36ºC hoje, e a 39ºC amanhã.
Banhista mergulha na Praia de Botafogo neste sábado (20)
Gabriel de Paiva/Agência O Globo
Mas quem quiser aproveitar, precisa correr. A primavera, que começa a partir das 15h19 de segunda-feira (22), promete meses de chuva e frio, de acordo com os meteorologistas. Isso porque o fenômeno La Niña passa a atuar no resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico, afetando o tempo por aqui. Na terça-feira (23), a previsão é que as temperaturas já caiam, com máxima prevista de 24ºC.
Novo point
Apesar de não estarem sempre balneáveis, as praias de Botafogo, do Flamengo e da Glória tem sido mais frequentadas pelos cariocas nos últimos anos. Em maio, a Praia de Botafogo ficou mais de 14 dias seguidos própria para banho, com águas cristalinas, peixes e tartarugas. O fenômeno atraiu ainda mais praieiros ao local e gerou registros virais nas redes sociais.
A balneabilidade nessas praias é resultado de medidas de intervenção para a recuperação ambiental da Baía de Guanabara, iniciadas em 2021. Ações como o desvio do curso do Rio Berquó, que lançava água contaminada com esgoto na altura de Botafogo, além de uma limpeza completa do Interceptor Oceânico, túnel que conduz os dejetos da Zona Sul, ajudaram a melhorar a condição das praias.



Com informações da fonte
https://extra.globo.com/rio/noticia/2025/09/com-balneabilidade-liberada-praias-de-botafogo-e-do-flamengo-lotam-em-sabado-de-calorao.ghtml

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *