Por Manoela Peres
É praticamente impossível falar sobre temas da atualidade e não tocar no assunto das mudanças climáticas, que já estão mostrado seus impactos no Brasil e no mundo. Aqui mesmo, no nosso município, já podemos observar alguns exemplos destes efeitos em curso: a onda de calor que experienciamos no início deste ano, que causou a interrupção das aulas nas escolas; as chuvas de fevereiro que com muita frequência causam alagamentos e deslizamentos, tornando necessário fechar a estrada da serra, e as ressacas e aumento do nível do mar, que há não muito tempo inundaram o centro da cidade.
O momento para agir é agora, e, por isso, a Climate Reality Project, organização do ex-vice-presidente dos Estados Unidos e Nobel da Paz, Al Gore, realizou o treinamento Líderes da Realidade Climática, o qual eu tive o prazer de participar junto a tantos outros agentes que estão em busca de preparo para comunicar, inspirar e agir para defender o nosso futuro.
Foi um privilégio poder participar de discussões tão urgentes e estratégicas, e reafirmar o nosso compromisso com uma gestão pública responsável que se preocupa não apenas com o presente, mas com as novas gerações que estão chegando.
A programação do encontro uniu conhecimento técnico, prático e inspiração em casos de sucesso. Logo no primeiro dia, tive a oportunidade de ouvir o próprio Al Gore em uma palestra muito interessante, em que foi abordada a urgência da crise climática e o papel central do Brasil nesse cenário. Além disso, nesse dia, o treinamento contou com painéis que ligavam os temas do clima às negociações da COP 30, que vai ser realizada em breve, em Belém, e oficinas que ensinaram a transformar dados e informações em ações para o nosso dia a dia, gerando um impacto social significativo. Não faltaram oportunidades de reforçar que além de compreender o problema, é preciso agir com comprometimento e mover outras pessoas a também tomarem iniciativas.
Já no segundo dia, o foco foi promover debates a respeito de temas como transição energética, economia de baixo carbono e inclusão social. Fiquei muito inspirada ao ver a ciência e os saberes dos representantes indígenas dialogando para pensar soluções para o enfrentamento da crise climática. Foi um lembrete de que não existe solução única e de que precisamos valorizar a diversidade para enfrentar esses desafios. O encerramento, com a feira de parceiros e a recepção comunitária, foi um reforço de que esse movimento é de todos nós, porque cada troca e conexão que foram feitas ali tem o potencial para gerar novos projetos e fortalecer a rede de pessoas comprometidas em construir um futuro mais sustentável.
Em Saquarema, já contamos com projetos e ações realizados pela Prefeitura para amenizar e mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Alinhados com o pacote de medidas para o enfrentamento da crise climática, previstas em lei, oferecemos às pessoas mais vulneráveis um auxílio emergencial, com o objetivo de ajudar os moradores afetados pelas chuvas fortes a comprar materiais de construção e limpeza, para a reforma de seus lares; durante minha gestão, realizamos obras de drenagem para diminuir o volume da chuva em nossas vias e ruas do município; a Secretaria de Meio Ambiente vem fazendo um trabalho excepcional para recuperar lagoas e restingas que protegem a vegetação dos corpos d’água. Considero esse um espaço importante para também agradecer o trabalho fundamental das equipes, principalmente da Defesa Civil e dos Bombeiros, que atuam incansavelmente para ajudar quem mais precisa nestes momentos de emergência.
Durante os dias em que participei do treinamento, eu tive a oportunidade de trocar experiências, aprender com especialistas e ser apresentada a diversas ferramentas para comunicar de uma forma eficiente e provocar mudanças reais. Saí me sentindo muito mais preparada a alinhar a agenda e os projetos realizados aqui no município com temas que foram abordados nas reuniões. Foi um privilégio poder participar de discussões tão urgentes e estratégicas, e reafirmar o nosso compromisso com uma gestão pública responsável que se preocupa não apenas com o presente, mas com as novas gerações que estão chegando.
2025-08-28 10:04:00