Cineasta Spike Lee vai a Botafogo, neste domingo, para receber o título de Cidadão do Estado do Rio

Tempo de leitura: 3 min


O cineasta norte-americano Spike Lee desembarca no Rio neste fim de semana para receber o título de Cidadão Honorário do Estado do Rio, concedido pela Assembleia Legislativa (Alerj). A homenagem, de iniciativa da deputada Dani Balbi (PCdoB), reconhece a relevância da obra do diretor na luta antirracista e na valorização das culturas negras em todo o mundo.

A cerimônia de entrega do título acontecerá neste domingo (19), durante uma sessão especial do filme “Luta de Classes”, dirigido por Spike Lee e estrelado por Denzel Washington, no Estação Net Botafogo, dentro da programação oficial do Festival do Rio.

Spike Lee é ‘um artista que inspira gerações’

O evento é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, a RioFilme, o festival e o gabinete da parlamentar.

“Spike Lee construiu uma filmografia que denuncia o racismo estrutural e exalta a potência da negritude. É um artista que inspira gerações e faz da arte um instrumento de libertação. Recebê-lo no Rio é afirmar nosso compromisso com a cultura, a democracia e a luta contra todas as formas de opressão”, afirma Dani Balbi.

Diretor participará de três sessões de seu filme no Rio

A programação com o cineasta começa no Cinesystem Belas Artes Botafogo, aberta a convidados e ao público em geral, com exibições de filmes a partir das 16h. Na sequência, Spike Lee participará de sessões especiais para convidados no Estação Net Botafogo e no Estação Net Rio. Os ingressos gratuitos para o público serão disponibilizados neste sábado (18), pela plataforma Sympla.

Na segunda-feira (20), o diretor visitará a Pequena África, onde participará de uma roda de conversa com artistas, realizadores e ativistas negros, na Casa Savana. Para Dani Balbi, o título concedido a Spike Lee representa mais do que uma homenagem.

“É o reconhecimento de que o cinema pode ser uma trincheira da luta antirracista. Spike Lee é um espelho para as juventudes negras e um exemplo de que a arte engajada é uma força política poderosa”, conclui a deputada.

Filmes mais famosos de Spike Lee

Com uma trajetória marcada por obras que unem discurso social e amplo apelo popular, Spike Lee é autor de filmes consagrados como “Infiltrado na Klan”, “Malcolm X” e “Faça a Coisa Certa”. Essas produções se tornaram referências do cinema contemporâneo e consolidaram a assinatura estética e política do cineasta.



Com informações da fonte
https://temporealrj.com/cineasta-spike-lee-vai-a-botafogo-neste-domingo-para-receber-o-titulo-de-cidadao-do-estado-do-rio/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *