CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 25 bairros de Guarus – Manchete RJ – Notícias do Estado do Rio de Janeiro

Tempo de leitura: 3 min


O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está com inscrições abertas para castração de cães e gatos de 25 bairros do subdistrito de Guarus. A Unidade Móvel de Castração de Cães e Gatos (Castramóvel 2) está baseada no Centro de Educação Ambiental Prata Tavares (CEA). Para inscrever o animal, o tutor deve preencher o formulário eletrônico (AQUI).

Os bairros contemplados são: Custodópolis, Codin, Jardim Residencial Planície, Nova Campos, Parque Santa Rosa, Parque Alvorada, Parque Bandeirantes, Parque Barão do Rio Branco, Parque Bonsucesso, Parque Eldorado, Parque Jardim Carioca, Parque Jardim Ceasa, Parque Niterói, Parque Novo Mundo, Parque Prazeres, Parque Presidente Vargas, Parque Residencial da Lapa, Parque Santo Antônio, Parque São Domingos, Parque São Jorge, Parque São Silvestre, Parque Vicente Gonçalves Dias, Parque Zuza Mota, Parque Terra Prometida e Parque Vila Industrial.

Após fazer a inscrição do animal, os tutores irão receber um e-mail de confirmação da inscrição. “O deferimento dependerá de critérios socioeconômicos e prioritários definidos pelo CCZ e não da ordem de inscrição”, explica o coordenador do CCZ, Luciano Souza, acrescentando que os cães devem ser levados com guia e coleira e os gatos em caixas de transporte seguras.

No dia da castração, o tutor também deve apresentar comprovante de residência atualizado em seu nome, emitido nos últimos 90 dias, confirmando que reside em um dos bairros listados. Além disso, é necessário apresentar cópia e original do RG e CPF do tutor, comprovante de vacinação antirrábica do animal (aplicada há pelo menos 30 dias) e o formulário de inscrição preenchido, disponível no site oficial do CCZ.

A castração é para animais machos e fêmeas. Entre os requisitos para a castração está a idade entre 6 meses e sete anos para cães e gatos. Já o peso, gatos devem pesar no mínimo 1,5 kg e cães entre 3,5 kg e 20 kg. O procedimento de esterilização visa o controle populacional, além de benefícios para o animal como, prevenção de doenças como câncer de mama, doenças de próstata e redução de comportamentos indesejados, como agressividade e marcação de território.

“Não é realizada castração de animais braquicefálicos, como, por exemplo, Shih Tzu, Lhasa Apso, Boxer, Pug, Pequinês, Bulldog, American Bully, Persa. Também não realizamos a castração em fêmeas que estejam prenhas, amamentando ou que sejam lactantes”, completou Luciano.



Conteúdo Original

2025-09-12 15:22:00

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *