Castro autoriza compra de helicóptero blindado americano por mais de R$ 70 milhões para reforçar ações da PM

Tempo de leitura: 2 min

O governador Cláudio Castro (PL) assinou, nesta quarta-feira (28), o contrato para a aquisição de um helicóptero blindado modelo UH-60 Black Hawk, de fabricação norte-americana, que será incorporado às operações da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. O investimento ultrapassa R$ 70 milhões, e a entrega da aeronave está prevista para ocorrer em até 180 dias.

Segundo o governo estadual, o helicóptero bimotor tem capacidade para transportar até 15 pessoas, sendo 11 soldados completamente equipados e quatro tripulantes. A aeronave pode alcançar velocidades superiores a 200 km/h e é reconhecida internacionalmente por sua utilização em cenários de guerra, como nos conflitos do Afeganistão e do Iraque.

A assinatura do contrato ocorreu durante a cerimônia de formatura de 474 novos soldados da Polícia Militar, realizada no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Sulacap, na Zona Oeste da capital. Os formandos fazem parte do grupo de mil policiais que já concluíram o curso de formação para atuação nos batalhões.

Durante o evento, Cláudio Castro destacou a importância do reforço no efetivo e dos investimentos na área. “A formação desses policiais é a resposta que a sociedade merece. Queremos um Rio fortalecido, principalmente na área da segurança pública. No início da semana, demos o pontapé para que a Polícia Militar iniciasse seu processo de reestruturação, algo que não acontecia há mais de 50 anos”, afirmou.

O governador também autorizou a convocação de mais dois mil candidatos aprovados no concurso da PM realizado em 2024, respeitando a ordem de classificação. Com isso, o total de convocados para o Curso de Formação de Praças chega a quatro mil.

Atualmente, além dos mil soldados já formados — incluindo os 474 desta quarta-feira — outros 1.500 candidatos estão em treinamento no CFAP. Os 1.500 restantes serão incorporados gradualmente ao longo de 2026 e 2027.

Compartilhe este artigo
Rodrigo Da Matta é formado em Jornalismo, Radialismo e Marketing, com especialização em Comunicação Governamental e Marketing Político pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em Brasília. Atualmente, é graduando em Publicidade e Propaganda, Ciências Políticas e Gestão Pública.
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *