O turista que visita o Rio tem à disposição uma cartilha gratuita em três idiomas – português, espanhol e inglês – com dicas sobre boas práticas de segurança durante a estadia. O material, com informações sobre cuidados pessoais, transporte, alertas contra roubos, furtos e golpes faz parte da campanha “Rio: Divirta-se em Segurança”, uma iniciativa integrada da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), TurisRio e Polícia Civil, por meio da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat).
O folder, que já está à disposição em aeroportos, rodoviárias, hotéis, quiosques da orla, atrativos turísticos e eventos, também tem uma versão digital, disponível, inclusive, nas redes sociais da Setur-RJ, da TurisRio e de parceiros do setor
O modelo de cartilha distribuída anteriormente, feito pela Deat, foi revisitado nesse planejamento em conjunto, com adaptação da linguagem e adaptação ao momento atual, antecipando uma ação mais constante, de algo que se fazia em épocas mais sazonais, como Carnaval e Réveillon.
“Infelizmente, ainda vemos casos de turistas que caem em golpes ou situações que poderiam ser evitadas com informação. A cartilha vem, justamente, para preencher essa lacuna, levando uma mensagem clara e acessível a todos. Não é uma ação isolada; é parte de uma política de prevenção e acolhimento. O nosso objetivo é garantir que quem visita o Rio tenha uma experiência positiva, segura e inesquecível”, afirma Gustavo Tutuca, secretário de estado de Turismo.
Alertas na cartilha sobre ‘boa noite cinderela’ e ‘golpe da maquininha’
O cartilha do governo dá nove dicas aos visitantes:
Planeje bem seus passeios e sempre contrate um guia credenciado. Os funcionários da recepção de hotéis são treinados para dar informações sobre atrações, passeios e restaurantes.
Só utilize transportes oficiais dos hotéis, agências de viagem, táxi e aplicativos.
Prefira consumir comidas e bebidas em restaurantes, hotéis, bares, quiosques, e barracas de praia, para evitar alimentos impróprios e bebidas adulteradas.
Nunca deixe suas bebidas abandonadas ou com pessoas desconhecidas. Não aceite bebidas de pessoas que você não conhece, para se prevenir do golpe “Boa noite Cinderela” (quando as vítimas são dopadas com bebidas e furtadas).
Opte por estabelecimentos de hospedagem que demonstrem boas práticas de higiene e segurança.
Fique atento ao seu celular, câmeras fotográficas, bagagens e pertences – para evitar furtos e roubos.
Ao utilizar cartão de crédito, confira o valor da sua compra na máquina, para não sofrer o “golpe da maquininha” (quando criminosos usam uma máquina de cartão falsa ou adulterada para capturar os dados do cartão da vítima).
Utilize a cópia do seu passaporte como documento. Ela tem a mesma validade do original.
Ao usar aplicativos de relacionamento, prefira lugares públicos e durante o dia, principalmente no primeiro encontro.
Orientação com telefones e endereços úteis aos turistas
Entre janeiro e setembro de 2025, o estado recebeu 1,63 milhão de turistas internacionais; um crescimento de 51,6% em relação ao mesmo período de 2024 e, segundo a Setur-RJ, mantendo o ritmo atual, esse número deve ultrapassar 2 milhões de visitantes estrangeiros até o fim do ano.
Segundo a secretaria, entre os países emissores, a Argentina segue liderando com folga, com 593.292 visitantes entre janeiro e setembro, ultrapassando o total de todo o ano de 2024. Em seguida vêm Chile (276.475), Estados Unidos (161.752), Uruguai (76.890) e França (63.642), consolidando o Rio como um destino plural e competitivo no cenário global.
O argentino Diego Kinsbrunner, de 49 anos, é um dos que planeja visitar pela primeira vez a Cidade Maravilhosa. Mesmo sendo uma pessoa precavida ao viajar, ele aprovou a iniciativa:
“Quero visitar o Rio em 2026 e dicas sempre são válidas. Então, será muito bom receber esse material com orientações atualizadas sobre como me portar na cidade e me precaver diante das situações”, comenta.
Ele e todos os turistas brasileiros ainda encontrarão na cartilha endereços e telefones de órgãos a que podem recorrer em caso de necessidade:
Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat): Avenida Afrânio de Melo Franco, 159, Leblon. Telefone 21-98596-7474.
Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (Bptur): Rua Figueiredo de Magalhães, 550, Copacabana. Telefone: 21-99101-86-18.
