Na noite de quinta-feira (22), o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Gabriel David, anunciou que o público precisaria retirar ingressos virtuais para acessar os ensaios técnicos das escolas do Grupo Especial. As apresentações acontecem entre os dias 30 de janeiro e 8 de fevereiro.
Segundo Gabriel, as novas regras de controle de acesso aos ensaios técnicos foram aplicadas para evitar a superlotação do Sambódromo a pedido do poder público. O presidente da Liesa também anunciou que ingressos físicos serão disponibilizados nas entradas da Sapucaí.
Esta é a primeira vez que a medida é aplicada. Antes, a entrada nas arquibancadas e nas frisas era totalmente liberada ao público. nos ensaios técnicos Entre as novas normas aplicadas, está a restrição ao número de ingressos que podem ser retirados. Apenas um ingresso por CPF pode ser adquirido de forma gratuita.
Inicialmente, as entradas seriam adquiridas pelo aplicativo Rio Carnaval. Por conta de uma instabilidade, a Liesa migrou o acesso para o site Ticketmaster. Na plataforma, há uma fila de espera para o público acessar a página onde os ingressos virtuais são ofertados. Diversos internautas reclamaram do novo sistema e relataram problemas.
Especialistas que conversaram com o TEMPO REAL sobre as novas regras pontuaram que o público do carnaval é formado por pessoas humildes em grande parte — e alguns sem até pleno acesso tecnológico. E justamente para algumas delas, baixar ingressos pode ser um complicador determinante. E é consenso: ir até a avenida sem a garantia da entrada pode ser um problema, em especial, para pessoas de idade.
As novas regras se aplicam apenas aos ensaios técnicos das escolas do Grupo Especial. As escolas da Série Ouro começam a ensaiar no Sambódromo nesta sexta-feira (23) com arquibancadas liberadas ao público.
Liesa voltou atrás sobre novas regras para os ensaios técnicos
Após o grande volume de reclamações, por volta das 14h, a Liesa encerrou o evento e publicou um comunicado no site Ticketmaster. “A Liesa informa que, após ouvir o público, realizar nova avaliação técnica e pedir permissão aos órgãos de segurança, adotará um modelo híbrido de acesso para os ensaios técnicos do Rio Carnaval 2026. O objetivo da medida é garantir segurança, fluidez na entrada e bem-estar para todos, diante do aumento expressivo de público registrado nos últimos anos, de modo a evitar superlotação”, diz a nota.
A Liesa esclareceu que o acesso aos ensaios técnicos permanece totalmente gratuito; que a entrada no Sambódromo será feita por catracas, permitindo o controle do fluxo de pessoas em tempo real.
Além disso, informou que, quando a capacidade de determinado setor for atingida, o acesso poderá ser temporariamente pausado, sendo retomado conforme houver liberação de espaço. Os QR Codes já retirados permanecem válidos.
Confira o calendários dos ensaios técnicos das escolas da Série Ouro e do Grupo Especial
Série Ouro
Sexta-feira (23)
- 21h: Unidos do Jacarezinho
- 22h: Em Cima da Hora
- 23h: Unidos da Ponte
- 0h: Vigário Geral
- 1h: Unidos de Padre Miguel
Sábado (24)
- 18h: Botafogo Samba Clube
- 19h: Unidos do Parque Acari
- 20h: Unidos de Bangu
- 21h: União de Maricá
- 22h: União da Ilha
Domingo (25)
- 18h: Inocentes de Belford Roxo
- 19h: Arranco
- 20h: Império Serrano
- 21h: Unidos do Porto da Pedra
- 22h: Estácio de Sá
Grupo Especial
Sexta-feira (30)
- 21h: Acadêmicos de Niterói
- 22h: Mocidade Independente de Padre Miguel
- 23h: Estação Primeira de Mangueira
- 0h: Unidos da Tijuca
Sábado (31)
- 18h: Escolas de Samba Mirins (3 agremiações)
- 20h: Unidos de Vila Isabel
- 21h: Acadêmicos do Salgueiro
- 22h: Paraíso do Tuiuti
- 23h: Portela
Fevereiro
Domingo (1º)
- 17h30: Escolas de Samba Mirins (3 agremiações)
- 19h: Unidos do Viradouro
- 20h: Imperatriz Leopoldinense
- 21h: Acadêmicos do Grande Rio
- 22h: Beija-Flor de Nilópolis
Sexta-feira (6)
- 21h: Acadêmicos de Niterói
- 22h: Mocidade Independente de Padre Miguel
- 23h: Estação Primeira de Mangueira
- 0h: Unidos da Tijuca
Sábado (7)
- 18h: Lavagem da Passarela (*escolam desfilam após a cerimônia)
- Unidos de Vila Isabel
- Acadêmicos do Salgueiro
- Paraíso do Tuiuti
- Portela
Domingo (8)
- 18h: Escolas de Samba Mirins (3 agremiações)
- 19h: Unidos do Viradouro
- 20h: Imperatriz Leopoldinense
- 21h: Acadêmicos do Grande Rio
- 22h: Beija-Flor de Nilópolis

