A temporada 2026 do evento de capoeira Volta ao Mundo Bambas (VMB) começou no último sábado (24) com a 2ª Copa Geração UPP, realizada no 4º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, em São Cristóvão. O evento reuniu mais de 280 atletas, distribuídos em 18 categorias, e contou com a presença de cerca de mil pessoas ao longo de quase seis horas de programação.
A competição abriu oficialmente o calendário do VMB, que prevê cerca de 40 eventos no Brasil e no exterior voltados ao ranqueamento da capoeira competitiva. A organização foi da Coordenadoria de Polícia Pacificadora e do VMB, com parceria da Legião da Boa Vontade (LBV), da Super Rádio Brasil e da Cavacas Esportes.
A LBV e a Super Rádio Brasil, parceiras do projeto Geração UPP há 17 anos, atuaram no apoio à estrutura do evento, incluindo a entrega de medalhas, troféus e auxílio na alimentação, além de sinalizarem interesse em ampliar a divulgação do circuito em seus canais de comunicação.
A realização contou ainda com apoio institucional da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que mobilizou cerca de 50 policiais militares, além de equipes de segurança, atendimento médico, limpeza e infraestrutura. Durante o evento, foram arrecadadas 1,5 tonelada de alimentos.
“Agradeço a todos os atletas e familiares pela presença e confiança, aos Policiais Militares pelo comprometimento com o serviço e aos parceiros pelo apoio fundamental na realização deste evento. Meu reconhecimento também ao Secretário de Estado da Polícia Militar, Sr. Cel PM Marcelo Menezes, pelo apoio ao Projeto Geração UPP e pelo incentivo para que continuemos ampliando oportunidades e promovendo inclusão nas comunidades cariocas”, afirmou o coordenador-geral de Polícia Pacificadora, coronel PM Alexandre.
Criado em 2022, o Volta ao Mundo Bambas tem como proposta estruturar a capoeira competitiva por meio de calendário, critérios técnicos e organização esportiva. A iniciativa surgiu em um cenário de redução de visibilidade da modalidade em relação a outras lutas e busca oferecer novas perspectivas de desenvolvimento aos atletas.
“Estamos vendo jovens que, certamente, estariam praticando outra modalidade esportiva, entrando na capoeira com muita paixão, acreditando que aqui também existe futuro”, disse o diretor-executivo do VMB, Saverio Scarpati.
Com informações da fonte
https://extra.globo.com/blogs/mma/post/2026/01/capoeira-copa-geracao-upp-abre-a-temporada-2026-do-volta-ao-mundo-bambas-no-rio.ghtml
Capoeira: Copa Geração UPP abre a temporada 2026 do Volta ao Mundo Bambas no Rio

Nenhum comentário
